Ferrucci substituirá em Detroit Ilott, que está lesionado

Santino Ferrucci foi chamado para substituir Callum Ilott no GP de Detrot deste fim de semana, assumindo o Juncos Hollinger Chevy #77 por uma corrida. Illot sofreu um forte acidente nas 500 Milhas de Indianápolis do último fim de semana, sofrendo lesões na mão direita no processo.

O estreante britânico estava esperançoso de que seria bom para a corrida em Detroit, mas a equipe médica da Indycar não o liberou para correr. Ferrucci, que correu pela Rahal Letterman Lanigan Racing e pela Dreyer e Reinbold Racing este ano, entrará neste fim de semana na JHR enquanto Callum se recupera.

“Este é um cenário muito difícil para Ilott e JHR”, disse Ricardo Juncos, co-proprietário da JHR. “Juntos, estamos olhando para o cenário de longo prazo, então manter Ilott fora do carro para levar o tempo necessário para se recuperar era mais importante, então apoiamos a avaliação da Indycar.

“Callum já provou ser um forte candidato este ano e queremos continuar construindo isso, então todos concordamos que esta é a melhor decisão para este fim de semana.”

Esta não é a primeira vez que Ferrucci é convocado como piloto de emergência este ano. Ele substituiu Jack Harvey no Texas quando sofreu uma concussão no dia anterior à corrida. Nesse caso, a decisão não foi tomada até a manhã da corrida, e Ferrucci estava no local e disponível. Para este fim de semana, o jovem de 23 anos terá a chance de ter um assento adequado e poder participar de sessões de treinos ao longo do fim de semana.

“Obviamente, estou devastado por não estar correndo este fim de semana em Detroit”, disse Ilott. “Depois de falar com os médicos e especialistas aqui na Indy, o dano na minha mão foi um pouco pior do que quando visto pela primeira vez.

“Eles sugeriram que a cura a longo prazo era a principal prioridade e qualquer dano que pudesse ser causado a curto prazo pelas corridas poderia durar muito tempo. Então, depois de saber disso, concordei com a decisão da equipe médica de que eu não seria liberado e passaria mais tempo me curando.

“Embora eu adorasse correr, queria me preservar e me concentrar na minha saúde. Estarei com a equipe este fim de semana, apoiando Santino e fornecendo qualquer informação que puder. Lamento não estar no carro neste fim de semana, mas sei que esta é a decisão certa.”

Ferrucci correu um cronograma de meio período em 2021 para a RLL, que incluiu o GP de Detroit. Durante aquele fim de semana, ele bateu na qualificação e sua equipe se esforçou para deixar o carro reserva pronto a tempo para a corrida. Espera-se que este fim de semana seja menos dramático, e que Ferrucci possa levar esse ‘impulso bom’ de seu resultado no Top 10 na Indy 500 no fim de semana passado.