Conheça brasileiras que se destacaram internacionalmente

Mulheres no esporte a motor estão conquistando cada vez mais seus espaços. Seja dentro ou fora das pistas, nas arquibancadas, organizações, telespectadoras, tem sido cada vez mais comum ver a mulherada se interessando pelo esporte e se popularizando.

No Brasil, quando o assunto é pilotas, sempre esteve muito bem representado de grandes nomes. E não apenas nacionalmente, as competidoras brasileiras também conseguiram alcançar grandes feitos internacionalmente e entre vitórias e conquistas, fizeram seus nomes no automobilismo no exterior.

Abaixo, conheça nomes de pilotas brasileiras que ganharam destaque em diversas categorias internacionais:

Aurélia Nobels – Aurélia tem 17 anos e apesar de jovem, já tem grandes feitos na carreira. Afinal, foi a grande vencedora da terceira edição do Girls on Track – Rising Stars no ano de 2022. Com isso, a pilota ingressou na Academia da Ferrari e desde então já correu na Fórmula 4 Italiana, coleciona passagem pela Fórmula 4 Brasil, além de aparições nas Fórmulas 4 Espanhola e Dinamarquesa. Na temporada 2024, vai fazer sua estreia na F1 Academy com apoio da Puma e defendendo as cores da ART Grand Prix.

Bia Figueiredo – Bia Figueiredo é, sem dúvidas, a pilota brasileira mais conhecida internacionalmente. Fazendo grande parte de sua carreira nos Estados Unidos, fez dois anos na Indy Lights quando, em 2008, venceu em Nashville e se tornou a primeira, e única, pilota a triunfar na categoria. Voltou a vencer no ano seguinte e, depois, chegou a fazer provas esporádicas na Indy, correndo quatro 500 Milhas de Indianápolis.

Bruna Tomaselli – Natural de Caibi, a competidora fez caminho extenso internacionalmente antes de voltar ao Brasil. Bruna correu na MRF Challenge 2000, fez três temporadas na USF 2000 onde, em 2019, ganhou o troféu de piloto com mais ultrapassagens na temporada, além de dois anos na W Series em 2021 e 2022, com duas quintas colocações como melhores resultados.

Antonella Bassani e Julia Ayoub – A dupla foi finalista da primeira edição do FIA Girls on Track – Rising Stars, a seletiva para encontrar jovens pilotas talentosas para ingressarem na Academia da Ferrari. As duas tiveram de brigar contra Doriane Pin e Maya Weug pela vaga, e a belga acabou vencendo. Antonella ainda voltou no ano seguinte e mais uma vez foi finalista. Hoje, é a pilota mais jovem a ser campeã na Porsche Cup do mundo ao ter levantado a taça da Sprint Challenge no ano passado aos 17 anos.

Pâmela Bozzano – No ano passado, Pâmela fez história ao se tornar a primeira pilota brasileira a participar de um Rally Dakar. Correndo na classe T3 ao lado de Cadu Sachs, seu navegador, encarou as dunas e areias da Arábia Saudita e conseguiu completar 14 estágios da exigente corrida.