Vergne aparece no fim e é mais rápido do terceiro treino da Fórmula E em Roma

Jean-Éric Vergne voltou a ditar o ritmo no treino livre da Fórmula E em Roma. Na última sessão realizada neste domingo (10), o piloto aproveitou o cronômetro já zerado para fazer a melhor volta e fechar como o mais veloz.

A sessão correu quase sem ocorrências, apenas com um período de safety-car. O motivo foi um problema de Oliver Askew, que foi obrigado a parar na pista e abandonar o treino.

A ponta da tabela de tempos chegou a trocar diversas vezes de mãos, mas no final, com 1min38s608, foi o francês da Techeetah quem fechou como o mais rápido. Edoardo Mortara, líder da classificação, foi segundo, com Sam Bird, Dan Ticktum e Pascal Wehrlein fechando o top-5.

Saiba como foi o terceiro treino do ePrix de Roma da Fórmula E:

Na manhã ensolarada em Roma, os pilotos foram liberados para os últimos 30 minutos de treino livre antes da classificação. Assim que o relógio começou a regressiva, os competidores logo deixaram os boxes.

Vencedor da corrida 1 do final de semana, Mitch Evans foi o primeiro nome a abrir um giro rápido nas ruas da cidade italiana. Logo se juntaram ao inglês a dupla da Techeetah, dupla da Envision e seu companheiro Sam Bird.

Na primeira ocorrência da sessão, Nick Cassidy travou os pneus e rodou sozinho. Nisso, bateu a traseira no muro de proteção, mas logo conseguiu retornar para o traçado para retomar o treino.

Pouco tempo depois, uma bandeira vermelha foi acionada. Com 22 minutos para o encerramento do ensaio, Oliver Askew teve problemas e precisou parar no meio da pista, interrompendo a atividade.

Neste momento, a ordem na tabela era Robin Frinjs na primeira colocação com 1min41s788, tempo ainda muito mais alto dos que os vistos no sábado. António Félix da Costa, Oliver Rowland, Dan Ticktum e Alexander Sims completavam o top-5.

Sessão recomeçada em Roma e os atletas não demoraram a deixar o pitlane. Entre os pilotos brasileiros, apenas Sergio Sette Câmara havia marcado tempo e se colocou em 11º a 2s891 do primeiro colocado.

A medida que a sessão vinha acontecendo, as marcas vinham despencando na folha de tempos. Agora, Rowland era o mais veloz com 1min40s108, mais de 1s mais rápido que o português da Techeetah, segundo.

Líder da classificação, Edoardo Mortara vinha em final de semana bastante complicado. Após corrida 1 bastante discreta, no terceiro treino aparecia apenas na 19ª colocação a mais de 4s3 do primeiro colocado. Ainda, raspou no muro de proteção ao travar os pneus e escapou por pouco de uma colisão.

Com menos de dez minutos para o encerramento da sessão, Da Costa era o primeiro com 1min39s612, seguido por Frinjs, Rowland, Pascal Wehrlein e Nyck de Vries completando os cinco primeiros.

Mas o suíço da Venturi tratou de ditar o ritmo próximo do encerramento do treino. Com 1min38s866, único na casa de 1min38s, se catapultou para a primeira colocação a 0s699 de Jake Dennis, segundo colocado.

Perto do fim, a ordem era Mortara, Ticktum, Frinjs, Lucas di Grassi, Dennis, Da Costa, Evans, Jean-Éric Vergne, Rowland e Sette Câmara completando os dez primeiros colocados da sessão.

Bandeira quadriculada e Vergne se colocou na primeira colocação ao bater o tempo anterior em 0s258. Mortara, Bird, Ticktum e Wehrlein fecharam como os cinco mais rápidos, enquanto Sérgio parou no final do treino com problemas.

Vergne aparece no fim e é mais rápido do terceiro treino da Fórmula E em Roma