Rosenqvist ultrapassa Di Grassi para vencer primeira em Berlim

Felix Rosenqvist conquistou sua primeira vitória na Fórmula E num estilo convincente com uma grande pilotagem na primeira de duas corridas em Berlim neste fim de semana.

O piloto da Mahindra ultrapassou o pole Lucas di Grassi pouco antes da troca de carros na metade da corrida e conseguiu abrir em relação ao brasileiro na metade final para vencer por uma margem confortável.

O segundo lugar para Di Grassi significa que ele diminuiu a liderança de Sebastien Buemi no campeonato, mas a vantagem de Buemi ainda continua em sadios 32 pontos depois de uma grande recuperação para terminar em quinto.

Rosenqvist pulou para segundo logo que José Maria Lopez, largando ao lado de Di Grassi na primeira fila, fez uma péssima partida.

Di Grassi construiu uma vantagem em primeiro e segurou uma liderança de 2.3s na primeira parte, mas Rosenqvist gradualmente foi retirando essa diferença até que ele estava embutido no piloto da Abt Audi Sport em sua última volta antes de trocar de carro.

Rosenqvist tirou vantagem de Di Grassi se aproximando na Curva 1, passando o brasileiro por fora pela liderança que ele segurou até o final.

Di Grassi tentou aplicar pressão no começo da segunda parte, mas Rosenqvist nunca foi ameaçado e, mesmo depois de tirar o pé na volta final, venceu por 2.2s.

No final da corrida, o segundo piloto da Mahindra, Nick Heidfeld, alcançou Di Grassi, que estava sofrendo com a temperatura das suas baterias, mas teve que se contentar com a sua terceira posição pela terceira vez consecutiva.

Atrás dos pilotos que terminaram do pódio, Lopez ficou num distante quarto lugar, tendo conseguido abrir em relação ao Jean-Eric Vergne na segunda metade da corrida.

Vergne terminou em quinto na pista, mas tomou uma punição de cinco segundos por uma saída insegura dos boxes, o que fez o trabalho de Buemi – que estava logo atrás do piloto da Techeetah – ainda mais efetivo.

O piloto da Renault e.dams largou em 14º depois de sofrer com a dirigibilidade do seu carro no classificatório, mas conseguiu progredir firmemente na primeira parte da prova e apareceu em nono ao fim da troca de carros.

Ele fez uma segunda parte muito forte, alcançando um grupo à frente e ultrapassando Daniel Abt, Sam Bird e seu companheiro de equipe Nico Prost, então inicialmente atacando Vergne – que ele estava a sete segundos pouco antes dos pit-stops – antes de aliviar assim que a punição do francês foi confirmada.

A punição de Vergne o derrubou para a nona posição, com Maro Engel marcando o último ponto pela Venturi.

Havia preocupações sobre a degradação de pneus em Berlim, mas a corrida passou sem incidentes notáveis e o único piloto que não completou a prova foi Mitch Evans.

O piloto da Jaguar sofreu um problema com seu carro, então foi para os boxes e então voltou em busca da volta mais rápida em seu segundo carro, que ele conquistou e embolsou um ponto pela quarta corrida consecutiva, mas não completou voltas o suficiente para ser classificado.

 

A punição de Buemi

Horas depois da bandeira quadriculada, o líder do campeonato da Fórmula E, Sebastien Buemi, foi excluído dos resultados da primeira corrida do fim de semana em Berlim, por conta de pressões de pneus ilegais.

Buemi largou somente na 14ª posição no grid, mas recuperou-se pelo pelotão para receber a bandeirada na quinta posição, um resultado que reduziu sua liderança pelo título sobre o segundo colocado Lucas di Grassi para 32 pontos.

No entanto, Buemi agora perdeu seu resultado por conta da punição, significando que sua vantagem no campeonato foi agora diminuída para 22 pontos.

Felix Rosenqvist, da Mahindra, assegurou a vitória, sua primeira na categoria, depois de uma ultrapassagem no meio da corrida sobre o então líder Di Grassi.

 

A Fórmula E volta à atividade amanhã (11) com a segunda etapa da rodada dupla de Berlim, com novos treinos livres, classificação do grid e corrida. A largada está programada para às 11h (horário de Brasília, GMT -3).

 

Confira o resultado da primeira corrida do ePrix de Berlim:

1) Felix Rosenqvist (Mahindra)
2) Lucas di Grassi (ABT Schaeffler)
3) Nick Heidfeld (Mahindra)
4) José María López (DS-Virgin)
5) Nicolas Prost (Renault)
6) Daniel Abt (ABT Schaeffler)
7) Sam Bird (DS-Virgin)
8) Jean-Éric Vergne (Renault)
9) Maro Engel (Venturi)
10) Oliver Turvey (NEXTEV TCR)
11) S.Sarrazin (Renault)
12) Nelson Piquet Jr. (NEXTEV TCR)
13) J.d’Ambrosio (Penske)
14) Adam Carroll (Jaguar)
15) Loïc Duval (Penske)
16) A.F.da Costa (Andretti)
17) Robin Frijns (Andretti)
18) Tom Dillmann (Venturi)
OUT) Sébastien Buemi (Renault)
OUT) Mitch Evans (Jaguar)