McLaren compra Mercedes e anuncia entrada na temporada 2023 da Fórmula E

A McLaren é a mais nova equipe a fazer parte do grid da Fórmula E. Neste sábado (14), a equipe anunciou a compra da Mercedes e passa a disputar a partir da temporada 2023, ano da introdução do Gen3.

Esse é mais um passo da equipe inglesa em direção ao esporte a motor elétrico. A partir da temporada 2022, o time passou a disputar a Extreme E, categoria off-road de carros SUV irmã da FE.

Com o anúncio, o time baseado em Woking revelou que ainda falta decidir diversos detalhes. A escolha dos pilotos e o fornecedor dos trens de força serão decididos apenas mais para o final do campeonato.

Ian James, atualmente chefe de equipe da Mercedes, vai seguir no comando da equipe da FE, já que a transição vai ser completada no final desse ano. “O anúncio de hoje confirma um animador novo capítulo no desenvolvimento da equipe”, afirmou.

“Desde nossa chegada em 2019, desempenho, sustentabilidade e adaptação tem sido nossas chaves para o sucesso. Mercedes-Benz tem sido o principal apoiador desta equipe até o momento e quando começamos essa jornada, só poderíamos esperar pelos resultados que tivemos até hoje”, seguiu.

“Os claros objetivos e experiência tecnológica da companhia apenas aceleraram nossas ambições e gostaria de agradecê-los por serem os donos que mais apoiaram e nos ajudaram a fazer o mais sabemos: correr. Agora, mais uma vez, foram essenciais para encontrar o parceiro certo para seguirmos na FE”, emendou.

“Fazer parte da família McLaren é um privilégio, sempre foram sinônimo de sucesso e alta performance. Esse é um grande momento para todas as partes envolvidas, mas, acima de tudo, para as pessoas que fazem esse time. Eles que fazem o coração bater. Ser capaz de continuar trabalhando com eles é o que mais me anima”, continuou.

“Estou muito ansioso por esse novo capítulo para a equipe e ser um orgulhoso membro na temporada 9. Até lá, estaremos focados em entregar os melhores resultados possíveis como a Mercedes no restante desta temporada”, completou.

Quem também se mostrou bastante animado com a novidade foi Zak Brown, diretor-executivo da McLaren. “A McLaren está sempre na busca de competir contra os melhores e na ponta da tecnologia, dando a nossos fãs, parceiros e pessoas uma nova maneira de se animar, entreter e inspirar. A FE, assim como todas as outras categorias, cumprem esses requisitos”, disse.

“É também satisfatório que a casa que a Mercedes construiu vai ser parte da família McLaren. Enquanto corre separada de nossas equipes na F1 e Indy, a FE complementa e constrói nosso programa elétrico junto com a Extreme E”, complementou.

“Realmente acredito que a Fórmula E vai dar à McLaren uma vantagem competitiva através de um melhor entendimento do automobilismo elétrico, enquanto fornece um ponto de diferença para nossos fãs, parceiros e pessoas, além de seguir em nosso caminho de sustentabilidade”, concluiu.