Fórmula E: Wehrlein conquista pole position em São Paulo com vitória apertada

O piloto da Tag Heuer Porsche, Pascal Wehrlein, garantiu sua segunda Pole Position da temporada, colocando-se em posição de destaque para o E-Prix de São Paulo desta tarde. A performance do powertrain da Porsche mostrou-se competitiva durante a classificação, e Wehrlein não decepcionou, superando Stoffel Vandoorne da DS Penske por apenas dois milésimos de segundo na final, após mais uma exibição forte da equipe Penske.

Max Guenther da Maserati MSG Racing qualificou-se em um impressionante terceiro lugar, mas largará do final do grid devido a uma penalidade de 40 posições por trocar o câmbio antes do TL2. Isso eleva o segundo carro da Penske, de Jean-Eric Vergne, para terceiro, com o vencedor do ano passado, Mitch Evans, partindo em quarto, seguido pelo sempre competitivo Sam Bird em quinto e Edoardo Mortara em sexto.

Nico Muller da ABT Cupra teve uma forte apresentação na fase de grupos e alinhará em oitavo, apesar de sua equipe trabalhar contra o tempo para reparar o carro após ele tocar o muro em sua última volta. Antonio Felix da Costa larga em nono pela Porsche, com o líder do campeonato, Nick Cassidy, em décimo. O Campeão Reinante, Jake Dennis, conseguiu apenas o 11º lugar, mas será promovido para décimo.

A Envision Racing enfrenta decepção, com Robin Frijns e Sebastien Buemi apenas conseguindo as 18ª e 19ª posições, respectivamente, e o segundo carro da Avalanche Andretti de Norman Nato no final do grid.

As etapas de grupo começaram de maneira incomum, com uma bandeira vermelha acionada logo após 45 segundos quando um objeto semelhante a uma lanterna de fogo pousou na reta entre as curvas seis e sete. No entanto, a ação logo retomou após os fiscais removerem o objeto.

Esta corrida marca a primeira de Phil Charles com a DS Penske, onde sua dupla, Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne, liderou o Grupo A. Foi um dia de sorte mista para sua antiga equipe, a Jaguar, com Mitch Evans recuperando-se de um problema de eixo de transmissão no TL2 para ficar em terceiro, enquanto Nick Cassidy expressou frustração após ser eliminado por uma volta impressionante de Muller.

A fase final prometia um confronto titânico, com Wehrlein roubando a posição de Vandoorne por uma margem mínima, garantindo três pontos cruciais e aumentando a expectativa de uma corrida competitiva. A conquista de Wehrlein demonstra os avanços significativos da Porsche em relação ao desempenho de qualificação em comparação com a última temporada, prometendo uma disputa acirrada no E-Prix de São Paulo.

A Fórmula E em São Paulo terá sua largada às 14h (horário de Brasília, GMT -3).