Fórmula E: Equipe DS Penske recebe multa recorde por equipamento instalado ilegalmente

A equipe DS Penske da Fórmula E foi atingida por uma multa recorde de €25.000 durante o fim de semana do Portland E-Prix, após ter sido constatado que utilizou equipamento instalado de forma ilegal. Os pilotos Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne também foram instruídos a iniciar o Portland E-Prix de sábado a partir do pit lane.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) descobriu que a DS Penske tinha instalado um equipamento de escaneamento de Identificação de Frequência de Rádio (RFID) na entrada do pit lane. Segundo a FIA, o equipamento poderia ser usado para coletar dados ao vivo de todos os carros, uma violação tanto das regras técnicas quanto das esportivas da competição.

Em resposta à punição, Vergne se manifestou nas redes sociais, escrevendo no Twitter: “Com esse sistema, apenas lemos o número de série dos pneus para sabermos quais pneus estão sendo usados pelos outros. Isso é algo que qualquer equipe pode fazer (e com certeza faz) tirando fotos.”

Vergne também afirmou que a equipe nunca teve acesso a nenhum tipo de dados ao vivo de outras equipes, como pressão, temperaturas, entre outros. Apesar da polêmica, Vergne afirmou que ele e sua equipe aceitam a decisão, reconhecendo que a instalação desse equipamento não era permitida.

No entanto, a penalidade parece ter afetado a performance da equipe, com Vergne e Vandoorne terminando a corrida em Portland fora da zona de pontos, nos 12º e 13º lugares respectivamente.

A vitória na corrida foi para Nick Cassidy, seguido de Jake Dennis e Antonio Felix da Costa.