X44 domina e fica com primeira posição da classificação do xPrix da Ilha

A X44 tem dominado todas as atividades do xPrix da Ilha da Extreme E. Na segunda fase da classificação em Sardenha, realizada neste sábado (23), Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb voltaram a se colocar como os mais rápidos dentre as nove equipes.

O bom ritmo começou na sexta-feira, com a dupla liderando o treino livre realizado. Então, nesta manhã, os companheiros do time de Lewis Hamilton foram os mais rápidos da primeira sessão, voltando a liderar a atividade da parte da tarde e, portanto, ficando com os 18 pontos totais da tomada de tempos.

Com isso, a X44, Acciona Sainz e Ganassi vão para a semi-final 1 brigar por vagas para a corrida final, enquanto RXR, ABT e Andretti disputam a semi-final 2, que também estão na disputa por lugares na prova. As três últimas, JBXE, Veloce Racing e Xite Energy brigam na Corrida Maluca para as posições do campeonato.

Confira como foi a classificação 2 da Extreme E na Sardenha:

Christine GZ foi a primeira a deixar os boxes para acelerar com o Odyssey 21 da Xite Energy e tentando reverter a má sorte do problema mecânico da fase 1 da tomada de tempos. Sem grandes problemas, a espanhola chegou à área de troca de piloto e Oliver Bennett assumiu o carro, encerrando a volta com a marca de 11mins33s636.

Na sequência, foi a vez da X44, que liderou a classificação 1, acelerar no traçado de 7 km de extensão do xPrix da Ilha. Quem deu a largada foi Sébastien Loeb, já fazendo os primeiros metros mais veloz que os adversários anteriores, quase 40s rápido ao chegar na área de mudança de piloto. No final, Cristina Gutiérrez cruzou a linha final 48s abaixo da Xite Energy.

Terceira equipe liberada e foi a vez da Andretti dar a partida na segunda tomada de tempos. Catie Munnings, vencedora da última etapa, foi quem começou a primeira volta, mostrando ritmo minimamente inferior aos outros competidores. Timmy Hansen chegou a usar o Hyperdrive e adotar um traçado alternativo e fechou o giro em segundo.

A dupla da Acciona Sainz foi a quarta a iniciar suas duas voltas cronometradas. Quem assumiu o carro na frente foi Carlos Sainz, que não enfrentou problemas durante o giro, assim como Laia Sanz, com os competidores espanhóis assumindo o quarto posto momentâneo.

Diferente da primeira sessão do dia, os carros pareciam não sofrer mais com os problemas mecânicos. Enquanto na classificação 1 duas equipes sequer conseguiram marcar tempos, na parte 2 os pilotos e equipes estavam ilesos até o momento.

Quintos no traçado do xPrix da Ilha foram os competidores do JBXE. Mikaela Ahlin-Kottulinsky saiu primeiro para a pista, mas acabou encontrando ligeira dificuldade em controlar o Odyssey 21, mas conseguindo se manter em segunda. Mas quando estava chegando à zona de troca, acabou perdendo rapidamente o traçado, precisando se colocar no caminho novamente. No fim, ficaram em terceiro – Timmy Hansen foi quem encerrou.

A Veloce Racing deu continuidade para a atividade italiana. Stéphane Sarrazin abriu os trabalhos para o time, que está desfalcado por Jamie Cahdwick, na W Series neste final de semana. Entretanto, quando estava em sua volta, o francês teve um problema com o carro ao quebrar a suspensão dianteira direita, encerrando a participação do time.

Entrando na fase final da classificação, foi a vez da ABT levantar poeira no traçado. Jutta Kleinschmidt foi a primeira a acelerar com o carro da equipe e quando chegou à área de troca, entregou o carro para Mattias Ekström na terceira colocação. O alemão chegou a rodar em sua volta cronometrada, mas manteve a mesma colocação.

Neste momento, com duas equipes ainda restando para dar as voltas rápidas, as posições provisórias eram a X44 em primeira, seguida por ABT, Acciona, Andretti, JBXE e Xite Energy. Ainda restavam a RXR e Ganassi para marcarem seus tempos.

Kevin LeDuc começou a participação da Ganassi na Sardenha e durante seu giro cronometrado, mostrou grande ritmo, revertendo o abandono da manhã, entregando o carro para as mãos de Sara Price no segundo posto provisório da tabela. No final, a pilota manteve o time na mesma posição.

Por fim, foi a vez da RXR, atual líder da classificação, a acelerar para anotar os tempos. Molly Taylor foi quem deu a partida nas duas voltas do time, tendo desempenho discreto e fechando seu giro apenas na quarta posição, quando Johann Kristofferson assumiu o Odyssey 21. Entretanto, o piloto acabou tendo postura muito agressiva, errou o traçado e acabou a sessão em quarto.

Com isso, a ordem final com a soma de ambas as sessões foi X44, RXR, ABT, Acciona Sainz, Ganassi, Andretti, JBXE, Veloce Racing e Xite Energy.