De último para primeiro: Di Grassi vence ePrix da Cidade do México

Lucas di Grassi assegurou uma grande vitória durante um ePrix da Cidade do México cheio de incidentes no Autódromo Hermanos Rodriguez, praticamente acabando com a vantagem de Sebastien Buemi no campeonato.

Di Grassi largou da 15ª posição no grid depois de sofrer por aderência num circuito sujo no classificatório, e teve que parar mais cedo para uma substituição de asa traseira, tendo sido abalroado por Stephane Sarrazin.

O brasileiro voltou na última posição, mas optou por tirar vantagem de um Safety Car, causado pelo carro parado de Oliver Turvey, que liderou o início da prova partindo da pole-position.

O piloto parou para sua troca de carro na volta 18 de um total de 45, juntamente com Jerome d’Ambrosio, e construiu uma vantagem de 30 segundos quando o restante do pelotão parou conforme o programado.

A vantagem na liderança de Di Grassi foi acabada quando Loic Duval parou no meio da pista, causando mais um Safety Car, mas ele entrou no modo de economia de energia na relargada, enquanto d’Ambrosio defendia-se de José Maria López.

López tentou uma ultrapassagem sobre d’Ambrosio por fora da Curva 1, mas perdeu o controle da sua DS Virgin e rodou, onde Buemi também rodou depois de errar na freada.

Jean-Eric Vergne surgiu como o rival mais próximo de d’Ambrosio enquanto Di Grassi aumentou sua liderança e o piloto da Techeetah finalmente pulou para segundo quando seu rival errou na Curva 1.

Vergne rapidamente se livrou de d’Ambrosio, que tirou o pé na volta final, mas ele não conseguiu superar Di Grassi, que conquistou uma vitória improvável.

O resultado permitiu que Lucas diminuísse para cinco pontos sua desvantagem para Buemi, que terminou somente em 14º depois de seu erro na Curva 1.

Vergne foi segundo, enquanto Sam Bird brilhantemente forçou sua passagem por d’Ambrosio por fora da Curva 3 antes do piloto da Dragon ficar sem bateria.

Mitch Evans foi o quarto pela Jaguar, enquanto Nicholas Prost conquistou a quinta posição, depois de uma colisão no fim da prova com Nick Heidfeld, da Mahindra, no setor do estádio.

A rodada de Heidfeld o colocou no caminho do seu companheiro de equipe Felix Rosenqvist, que acertou Evans e Heidfeld, derrubando ambos para fora do top 10 por conta dos danos.

López foi o sexto apesar do erro na Curva 1, com Daniel Abt em sétimo, tendo largado do fim do grid depois de perder a pole-position por conta de andar com a pressão dos pneus fora do regulamento.

Adam Carroll terminou em oitavo pela Jaguar, com Nelsinho Piquet em nono, enquanto o estreante Esteban Gutierrez conquistou o último ponto em sua primeira participação completando o top 10.

A próxima etapa da temporada será realizada em Mônaco em 13 de maio.

 

Confira o resultado do ePrix da Cidade do México:

1 ) Lucas di Grassi (ABT Schaeffler)
2 ) Jean-Éric Vergne (Renault)
3 ) Sam Bird (DS-Virgin)
4 ) Mitch Evans (Jaguar)
5 ) Nicolas Prost (Renault)
6 ) José María López (DS-Virgin)
7 ) Daniel Abt (ABT Schaeffler)
8 ) Adam Carroll (Jaguar)
9 ) Nelson Piquet Jr. (NEXTEV TCR)
10 ) E.Gutiérrez (Renault)
11 ) Robin Frijns (Andretti)
12 ) Nick Heidfeld (Mahindra)
13 ) J.d’Ambrosio (Penske)
14 ) Sébastien Buemi (Renault)
15 ) S.Sarrazin (Venturi)
16 ) Felix Rosenqvist (Mahindra)
OUT) Maro Engel (Venturi)
OUT) A.F.da Costa (Andretti)
OUT) Loïc Duval (Penske)
OUT) Oliver Turvey (NEXTEV TCR)