Da Costa dá bote em Vergne no final e assegura vitória na FE na Cidade do Cabo

Que corrida movimentada e quase beirando o caos a Fórmula E entregou com o ePrix da Cidade do Cabo. Neste sábado (25), em ultrapassagem realizada na volta final, António Félix da Costa garantiu a vitória da primeira corrida da categoria na África do Sul.

O pole-position para o primeiro ePrix da Cidade do Cabo da historia da Fórmula E foi uma novidade. Sacha Fenestraz, após bater Maximilam Günther na classificação, saia pela primeira vez do posto de honra do grid.

A corrida inaugural na África do Sul, entretanto, teria um pelotão esvaziado. Além de não contar com os quatro pilotos da Abt e Mahindra, que desistiram da disputa por conta de problemas com a suspensão traseira, Sam Bird também não iria largar.

O calor reinava na cidade sul-africana. A pista batia os 40°C e a degradação do pneu seria um fator importante, além de o termômetro indicar 25ºC, umidade rodar na casa de 40% e a probabilidade de chuva girar na casa de 35%.

A corrida teria 30 voltas e, como sempre, os pilotos teriam dois acionamentos obrigatórios do modo ataque. As equipes escolhiam as durações entre 3+1 minutos, 2+2 minutos ou 1+3 minutos.

Largada autorizada e Fenestraz consegue manter a primeira colocação. Atrás do titular da Nissan, Nick Cassidy tentou ao máximo ultrapassar Günther e colocou lado a lado, mas se manteve na terceira posição.

Então, um golpe de extrema má sorte para o atual líder do campeonato, Pascal Wehrlein. O alemão se envolveu em um toque com Sébastien Buemi e abandonou a prova ainda na primeira volta.

Pouco depois, uma bandeira amarela total foi acionada. Nesse momento, a ordem na pista era Günther, novo líder, seguido por Fenestraz, Cassidy, Mitch Evans e Jean-Éric Vergne completando os cinco primeiros.

No replay, foi possível ver que o titular da Porsche foi quem acertou a traseira do adversário da Envision. No giro seguinte, então, o safety-car se fez necessário na pista.

Após cinco voltas com carro de segurança na pista, a corrida foi recomeçada. Maximiliam conseguiu se manter na primeira colocação e mantém uma distância de 0s450 do segundo colocado Fenestraz.

Sacha, então, no momento de acionar seu primeiro modo ataque, acaba caindo para a terceira colocação. Depois, Cassidy conseguiu passar Günther para assumir a primeira colocação e está bem no consumo de energia.

Cassidy, primeiro colocado, Günther, terceiro, António Félix da Costa, Dan Ticktum, Stoffel Vandoorne, Jake Hughes e Sergio Sette Câmara são os pilotos com a potência extra ativada no momento. A corrida chegou em sua metade.

20 voltas completadas da prova e a ordem é Cassidy na primeira colocação, seguido por Fenestraz, Günther, Da Costa, Vergne, Rast, Ticktum, Vandoorne, Hughes e Buemi completando os dez primeiros.

Em uma grande reviravolta, Günther acertou o muro e, com isso, precisou abandonar a prova. O piloto vinha na curva e acabou perdendo o controle do carro, tentou retomar o traçado, mas sem sucesso, provocando uma bandeira amarela.

A bandeira verde já foi acionada e as coisas mudaram completamente na parte da frente do pelotão. De repente, o novo líder da corrida na Cidade do Cabo era Da Costa, com Cassidy e Vergne completando o pódio.

Mais para trás, Sergio Sette Câmara vinha aos poucos escalando o pelotão. Após largar em 16º, tem se aproveitado dos acidentes, escapado de confusões e já aparecia em 12º, próximo da zona de pontuação.

O português da Porsche, então, viveu um grande drama. Quando foi passar pelo segundo modo ataque, perdeu a zona de ativação e acabou caindo para segundo, sendo ultrapassado pelo antigo companheiro JEV.

Vergne caminha para conseguir a segunda vitória da temporada e, surpreendentemente, pela primeira vez conseguir duas vitórias consecutivas. Caso suba ao degrau mais alto do pódio, vai ao terceiro posto do campeonato.

No final da prova, a direção de prova indicou a adição de duas voltas por conta do período de safety-car de mais cedo. Vergne bem em primeiro, com Da Costa e Fenestraz caminhando para terminarem no pódio.

No final da prova, a direção de prova indicou a adição de duas voltas por conta do período de safety-car de mais cedo. Vergne bem em primeiro, com Da Costa e Fenestraz caminhando para terminarem no pódio.

Mas como dizem, só acaba quando termina. Na última volta, Da Costa deu o bote certeiro em cima de JEV e, assim, conseguiu assumir a primeira colocação, enquanto Fenestraz acertou o muro e caiu para o fundo do pelotão.

Em uma última tentativa, o bicampeão francês da DS tentou dar o ataque em cima do campeão da temporada 6. Entretanto, sem sucesso, acabou cruzando a linha de chegada na segunda colocação.

Da Costa, então, conseguiu o primeiro triunfo do campeonato, com JEV e Cassidy completando as três primeiras posições.

Da Costa dá bote em Vergne no final e assegura vitória na FE na Cidade do Cabo