Categoria: Fórmula E
|
24 de fevereiro de 2015 16:04

Formula E permitirá construtores desenvolverem seus próprios motores

A FIA revelou, ontem, que o Campeonato FIA de Fórmula E irá contar com oito construtores na próxima temporada – ABT Sportsline; Andretti; Mahindra; Motomatica; NEXTEV TCR; Renault Sport; Venturi Automobiles; Virgin Racing Engineering.

Isto, numa altura em que a competição está na sua temporada de estreia e conta com apenas quatro corridas disputas das onze que compõem o calendário.

Nesta primeira temporada há dez equipes integrando o campeonato, usando o mesmo carro, o Spark-Renault SRT_01E, com a unidade motriz sendo desenvolvida pela McLaren Electronic Systems.

Porém, a partir da próxima temporada o campeonato será mais ‘aberto’, permitindo aos construtores desenvolverem as suas próprias inovações. Contudo, a Fórmula E mantém a atenção no que diz respeito ao controlo de custos e, por isso, as possibilidades de desenvolvimento estão limitadas ao motor elétrico, caixa de câmbio e sistema de refrigeração, com os demais componentes do carro permanecendo como até aqui, com o intuito de se prevenir grandes gastos com o desenvolvimento aerodinâmico.

Na terceira temporada, o objetivo do diretor-executivo da competição, Alejandro Agag, é que os construtores desenvolvam as baterias, a fim de que, na quinta temporada, esta realizada com apenas um carro por corrida para cada piloto.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.