Categoria: F1
|
5 de dezembro de 2021 20:00

Verstappen recebe nova punição por batida com Hamilton, mas mantém 2º em Jeddah

A bandeira quadriculada já tremulou em Jeddah, mas o GP de F1 segue rendendo assunto. Neste domingo (5), após investigações após a corrida, os comissários deram nova punição de 10s a Max Verstappen pelo acidente com Lewis Hamilton alegando desaceleração repentina.

Na volta 37 da prova na Arábia Saudita, o holandês liderava, mas recebeu a ordem de deixar o inglês tomar a posição. O piloto, então, desacelerou e sem tempo para reagir, o heptacampeão encontrou com a traseira da Red Bull.

Já durante a prova o competidor recebeu 5s em seu tempo e, com isso, não pôde mais brigar pela vitória. Verstappen cruzou a linha de chegada na segunda colocação, viu Hamilton vencer e fazer a volta mais rápida e, com isso, a dupla vai empatada para a última etapa do ano.

Horas após a conclusão do GP e investigação com os competidores, a FIA divulgou seu veredito com Max como culpado. Com 10s de penalização, o documento oficial liberado informou que “os fiscais ouviram Max, Hamilton e representantes da equipe, revisaram vídeos e telemetria e determinou que a culpa foi do piloto do carro #33”.

“Na curva 21, o piloto foi dado a instrução de devolver a posição ao carro #44 e foi dito pela equipe para fazer estrategicamente. O carro #33 diminuiu significantemente a velocidade na curva 23. Entretanto, ficou óbvio que nenhum piloto gostaria de assumir a liderança antes da terceira zona de DRS”, continuou.

“O piloto do carro #33 afirmou que se questionou o motivo do piloto do carro #44 não o ultrapassar e o piloto do carro #44 afirmou que, não sabendo da instrução dada ao adversário, não sabia o motivo de estar desacelerando”, emendou.

“Foi decidido a penalização ao piloto do carro #33, pois freou repentina e significantemente, causando desaceleração de 2,4 g. Levando em conta que o piloto do carro #44 poderia ultrapassar o #33 na primeira desaceleração, entender o motivo de não querer cruzar a linha do DRS”, pontuou.

“Entretanto, a frenagem repentina do #33 foi determinado pelos fiscais por ser errática e a predominante causa da colisão, portanto, foi dado 10s de punição típico para esse tipo de incidente. Os competidores são lembrados de que tem o direito de apelar pela decisão”, concluiu.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.