Verstappen passa no fim, vence e carimba pole para o GP da Emília-Romanha de F1

Leclerc largou bem e assumiu a primeira posição antes da curva 1, enquanto Verstappen lutava para não perder a P2 para Norris. O piloto da Red Bull ficou com a preferência na próxima curva e manteve a segunda posição.

Magnussen, Ricciardo e Perez fizeram um “3-wide” na entrada da chicane Tamburello. O dinamarquês levou a melhor e ficou com a quarta posição. Perez acabou botando Ricciardo que, por muito pouco, não rodou.

Lá atrás, Gasly e Zhou se envolveram em um acidente. O chinês estava por fora e mergulhou para dentro da curva, onde já estava o Gasly. Zhou acabou indo parar nas proteções, mas o francês conseguiu retornar aos boxes para trocar o bico dianteiro danificado e os pneus. Na volta 2, já tínhamos o Safety Car na pista.

Lewis Hamilton largou mal e perdeu duas posições, caindo para a P15. George Russell também não fez uma boa largada e caiu para a 12ª posição.

A relargada veio no fim da volta 4, das 21 previstas para a Corrida de Qualificação, a Sprint Race. Leclerc largou muito bem e não deu chances para Verstappen, que fez o mesmo com Norris.

Largando da P10 depois do acidente na qualificação, Sainz partiu para cima de Alonso na disputa pela sétima posição. Alguns giros depois, na volta 7, Sainz ultrapassou seu compatriota.

Magnussen recebeu uma bandeira de advertência por fazer zigue-zague na frente de Perez, enquanto disputavam a quarta posição. Perez pressionava o piloto da Haas e teve que usar o DRS para assumir a quarta posição do dinamarquês na volta 8.

Ricciardo foi o próximo a superar Magnussen, na volta 11, antes de Sainz conseguir a manobra uma volta depois.

Perez seguiu abrindo caminho e não teve dificuldades para tomar a terceira posição de Norris. Em termos de velocidade final, a Red Bull era muito mais rápida que as equipes intermediárias. Enquanto isso, Leclerc mantinha pouco mais de um segundo de vantagem para Verstappen.

Na volta 16, Bottas ultrapassou Alonso e assumiu a oitava posição. O bicampeão havia acabado de receber uma advertência por mudar de trajetórias mais de uma vez durante a reta.

Faltando cinco voltas para o fim, a vantagem de Leclerc para Verstappen era de apenas meio segundo e o holandês partiu para o ataque. Mesmo com o DRS, Verstappen não conseguia aproximação suficiente para tentar uma manobra.

Sainz superou Norris na disputa pela quarta posição, mas estava quase sete segundos atrás do pódio faltando apenas três voltas para o fim.

Na tentativa seguinte, o campeão mundial de 2021 ultrapassou Leclerc e assumiu a P1. Verstappen passou e abriu uma vantagem de mais de um segundo rapidamente, impossibilitando que Leclerc abrisse a asa. Abrindo a volta final, Verstappen já tinha 2,4s na frente do piloto da Ferrari.

Verstappen venceu, seguido por Leclerc e Perez. Sainz foi o quarto colocado à frente da dupla da McLaren Norris e Ricciardo, respectivamente. Bottas e Magnussen, respectivamente, completaram a zona de pontuação – os oito primeiros pontuam nas Corridas de Qualificação de 2022.

Confira o resultado da Corrida de Qualificação (Sprint Race) e grid de largada para o GP da Emília-Romanha de F1, em Ímola:

1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Sergio Pérez (Red Bull)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
10) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
11) George Russell (Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
14) Lewis Hamilton (Mercedes)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
16) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
17) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
DNF) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon