Verstappen lidera TL1 com duas bandeiras vermelhas do GP da Áustria da F1

Max Verstappen começou o final de semana do GP da Áustria como o mais veloz, algo já esperado. Correndo na casa da Red Bull, o holandês fez a melhor volta para ficar com a primeira colocação do treino livre 1 desta sexta-feira (8).

A equipe austríaca chegou como a favorita a dominar as atividades por estar correndo no quintal de casa. E o atual líder do campeonato fez jus ao favoritismo sempre figurando em primeiro ou, quando superado, conseguia baixar ainda mais o tempo.

Mesmo em uma sessão interrompida duas vezes por bandeira vermelha, o competidor anotou a marca de 1min06s302 para fechar a sessão na primeira posição com 33 giros completados e com 0s348 de vantagem para o restante do pelotão.

A Ferrari até tentou bater o absolutismo da Red Bull na Áustria, chegando a figurar nas duas primeiras posições. Mas, no final, Charles Leclerc foi o segundo e Carlos Sainz, sétimo. George Russell foi terceiro, Sergio Pérez quarto e Lewis Hamilton completou os cinco primeiros do treino.

Os pilotos voltam para a pista ainda nesta sexta-feira para a classificação – o GP da Áustria conta com a corrida Sprint no sábado.

Saiba como foi o treino livre 1 do GP da Áustria da F1:

Após um caótico e movimentado GP da Inglaterra, a F1 já estava de volta à pista, dessa vez para o GP da Áustria. Neste final de semana, entretanto, vai ter a corrida de classificação, ou mais conhecida como Sprint.

Na sexta-feira, portanto, os pilotos estavam já prontos para o primeiro treino livre no Red Bull Ring. A atividade divide o dia com a classificação, essa realizada no formato clássico de Q1, Q2 e Q3 e que define o grid de largada da prova do sábado.

Sergio Pérez, ainda nos primeiros minutos da sessão já começada, já cometeu um erro no circuito da casa da Red Bull. Na curva 3, o mexicano travou os pneus e passou reto, indo para a caixa de brita e já prejudicando os pneus.

Após os primeiros giros de instalação, calçando o composto médio, Max Verstappen quem se colocou na primeira colocação. O holandês havia feito seu melhor giro em 1min07s720, batendo Fernando Alonso, antes o mais veloz.

Dez minutos rodados no Red Bull Ring e todos os competidores haviam completado ao menos a volta de instalação. Apenas a dupla da Aston Martin, Sebastian Vettel e Lance Stroll, seguiam nos boxes.

A ordem na tabela de tempos era Verstappen como o mais rápido, seguido por Alonso, Kevin Magnussen, Pérez, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Mick Schumacher, Guanyu Zhou e Carlos Sainz completando o top-10.

Na primeira colocação, o atual líder do campeonato baixou ainda mais sua marca para 1min07s495. O piloto estava em ótimo ritmo com vantagem de 0s707 para o espanhol da Alpine, segundo colocado.

Com 40 minutos ainda restantes no primeiro treino livre, a primeira bandeira amarela se fez necessária. O motivo foi um problema de Lando Norris, que precisou estacionar sua McLaren na área de escape da zona 2 e, pouco depois, acionou a bandeira vermelha.

A transmissão logo tratou de trazer o rádio do inglês comentando com a equipe o que estava acontecendo. De acordo com a conversa, percebeu fumaça debaixo de seu assento e, portanto, queria sair do carro.

Neste ponto, a ordem eram Verstappen em primeiro com Leclerc, Alonso, Pérez, Vettel, Sainz, Ocon, Magnussen, Lewis Hamilton e George Russell compondo os dez melhores colocados.

Treino recomeçado e aos poucos os competidores voltavam a rasgar as curvas do autódromo austríaco. Do top-10, apenas Fernando, Ocon, portanto, a dupla da Alpine, e Russell estavam de volta à pista.

Durante a interrupção em bandeira vermelha, o relógio seguiu rodando na Áustria. Isso não era bastante benéfico para os pilotos, já que precisam do acerto para a classificação de mais tarde.

Menos de metade da sessão restante e a Ferrari deu um salto na tabela de tempos. Com 1min06s650, Leclerc se colocou em primeiro com Sainz em segundo – a dupla era a única que calçava pneus macios.

Entretanto, Verstappen vinha em volta rápida. Inclusive, o piloto vinha derrubando o tempo do monegasco ao fazer dois setores roxos e, portanto, mais rápidos que o do adversário. Como o esperado, se colocou em primeiro com marca 0s348 mais veloz.

Alexander Albon aparece na 18ª colocação. O anglo-tailandês precisa usar o máximo de tempo na pista já que em Silverstone, quando a Williams levou atualizações para o carro, abandonou a prova na primeira volta.

Não demorou muito, menos de 15 minutos, e mais uma bandeira vermelha se fez necessária no Red Bull Ring. Dessa vez, o motivo foi por conta de detritos na curva 6.

Os primeiros estavam liberados mais uma vez para acelerar na sessão. Verstappen seguia em primeiro, com Leclerc, Sainz, Magnussen e Bottas nas cinco primeiras posições – vale dizer que o piloto da Haas era o único com pneu médio.

Enquanto Max estava no primeiro posto, Pérez vinha em seu primeiro giro rápido calçando o pneu macio. Entretanto, não foi a melhor das voltas e o mexicano sentou apenas em sétimo a mais de 8s de seu companheiro.

Na reta final do treino, a maior parte dos pilotos estava já com os pneus macios para suas simulações de voltas rápidas. Os únicos que fugiam eram Alonso, sétimo, Ocon, 15º, e Daniel Ricciardo, 19º, os três de médio.

Inclusive, era apenas o primeiro treino, mas a McLaren já encarava um final de semana complicado. Enquanto Norris era o último por problemas no carro, o australiano estava em 17º a 1s4 do ponteiro.

Bandeira quadriculada e Verstappen fechou a manhã como o mais rápido. Leclerc, Russell, Pérez e Hamilton fecharam o top-5.

Confira a tabela de tempos do TL1 para o GP da Áustria:
1) Max Verstappen (Red Bull) 1’06.302
2) Charles Leclerc (Ferrari) 1’06.557
3) George Russell (Mercedes) 1’06.702
4) Sergio Pérez (Red Bull) 1’06.839
5) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’06.909
6) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’06.965
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’07.039
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’07.100
9) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’07.246
10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’07.296
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’07.431
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’07.462
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’07.476
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) 1’07.522
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’07.582
16) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’07.592
17) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’07.743
18) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’07.889
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’08.149
20) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’09.915

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon