Verstappen garante a terceira pole de sua carreira em Abu Dhabi

Max Verstappen, piloto da Red Bull, vai largar na pole position na última etapa da temporada 2020 da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que acontece neste domingo (13) no circuito da Yas Marina. Foi a terceira pole da carreira do holandês e a primeira dele em 2020.

Valtteri Bottas larga na segunda posição, seguido por seu companheiro de equipe na Mercedes Lewis Hamilton.

Lando Norris, da McLaren, parte da quarta posição do grid, em um bom dia para a equipe britânica, enquanto seu companheiro e equipe, Carlos Sainz, partindo do sexto lugar. Alexander Albon, da Red Bull, intercalou a dupla da equipe de Woking.

A AlphaTauri também colocou seus dois pilotos dentro do top 10 do grid de largada de amanhã. Daniil Kvyat larga na P7 e Pierre Gasly na P10.

Lance Stroll, em oitavo, e Charles Leclerc, em nono, completam os dez primeiros.

Confira como aconteceu a qualificação da F1 na Yas Marina.

 

Q1 – 18 minutos de pista e os cinco mais lentos são eliminados

Quando o sinal verde foi mostrado indicando o início do Q1, Pietro Fittipaldi e Kevin Magnussen, a dupla da Haas, foi a primeira na pista para a equipe norte-americana.

Rapidamente, todos os pilotos foram à pista da Yas Marina com os pneus macios. Apenas a dupla da Renault, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, e Sebastian Vettel, da Ferrari, permaneceram nos boxes.

Verstappen marcou 1:36.807s, mas foi superado instantes depois pelo seu companheiro de equipe na Red Bull Alexander Albon.

Com 10 minutos para o fim do Q1, Valtteri Bottas marcou 1:35.699s e assumiu a ponta. Perez era o segundo, 0,335s atrás do finlandês, enquanto Albon ocupava a P3.

Hamilton marcou o segundo tempo, 0,098s atrás do seu companheiro de equipe Bottas, mas teve sua volta deletada por ultrapassar os limites da pista na curva 20. Com a zebra alta, o W11 de Hamilton sai pulando e o britânico pediu que a equipe procurasse por danos no chassi. Em sua segunda tentativa, Hamilton garantiu a sétima posição.

Faltando oito minutos para o encerramento, Ricciardo e Ocon foram à pista e marcaram o oitavo e nono tempo, respectivamente.

Na Ferrari, Charles Leclerc era o sexto colocado e Vettel apenas o 14º.

Faltando dois minutos para o fim do Q1, os pilotos retornaram à pista para a última tentativa. Red Bull, Racing Point, Sainz e Ricciardo permaneceram nos boxes.

Com o cronômetro zerado, os eliminados foram: Kimi Raikkonen, Magnussen, George Russell, Fittipaldi e Nicholas Latifi.

No fim, Hamilton ainda marcou 1:35.528s e assumiu a P1. Bottas foi o segundo, seguido por Leclerc, Verstappen e Norris, respectivamente completando os cinco primeiros.

“Perdemos muito tempo na segunda saída e pegamos tráfego na segunda, então não deu para melhorar muito o tempo”, disse Fittipaldi à Sportv.

Os eliminados foram: Kimi Raikkonen, Magnussen, George Russell, Fittipaldi e Nicholas Latifi.

 

Q2 – 15 minutos de pista, os 10 primeiros se classificam para a disputa da pole

Hamilton, Bottas e Sainz foram os primeiros na pista com o sinal verde. Todos com os médios.

Um minuto depois, todos os pilotos já estavam em volta de abertura. Uma mistura de estratégias diferentes: Mercedes, Red Bull, Ferrari e Renault com os pneus médios, enquanto McLaren, Racing Point e AlphaTauri com os macios.

Hamilton marcou 1:35.466s e assumiu a liderança do Q2 com pouco mais de 10 minutos para o fim. Bottas ficou 0,061s atrás do seu companheiro de equipe. Norris era o terceiro e Sainz o quarto.

Albon conseguiu uma boa volta, mas foi anulada depois que o tailandês ultrapassou os limites da pista.

Depois das primeiras voltas no Q2, os eliminados eram: Ocon, Giovinazzi, Albon, Ricciardo e Perez. O mexicano da Racing Point sequer saiu para o Q2, já que larga das últimas posições depois de uma penalidade pela troca de componentes do motor.

Faltando 2 minutos para o fim, todos os pilotos estavam na pista para a última tentativa no Q2 – menos Perez. Leclerc e Verstappen calçavam os pneus médios, enquanto o restante do grid optava pelos macios. Verstappen melhorou seu tempo e subiu para a P3 à frente de Albon.

Quando a quadriculada veio para indicara o fim do Q2, os eliminados eram: Ocon, Ricciardo, Vettel, Giovinazzi e Perez.

 

Q3 – 12 minutos que definem o pole position

Assim que a pista foi liberada com o sinal verde todos os dez pilotos saíram com os pneus macios. Daniil Kvyat encabeçava a fila, enquanto Albon era o último do pelotão.

Kvyat marcou 1:36.451, o primeiro tempo do Q3. Rapidamente, Norris e Stroll ficaram à frente do russo da AlphaTauri. Hamilton cravou 1:35.550s e assumiu a liderança.

Pouco depois, Verstappen superou Hamilton e Bottas ambos. O finlandês da Mercedes assumiu a liderança com o tempo de 1:35.414s. Verstappen era o segundo, 0,104s atrás e Hamilton o terceiro 0,135s mais lento do que Bottas.

Quando o cronômetro marcava cinco minutos na regressiva, os pilotos retornaram aos boxes. Dois minutos depois, todos retornaram à pista.

Os estágios finais do Q3 foram emocionantes. Hamilton melhorou e assumiu a liderança, mas Bottas logo retomou a P1. Mas foi Verstappen quem fez a volta perfeita na Yas Marina e garantiu a pole para a última corrida da temporada. Bottas larga em segundo e Hamilton em terceiro.

 

Confira o grid de largada para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de F1:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 1’35.246
2) Valtteri Bottas (Mercedes) 1’35.271
3) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’35.332
4) Lando Norris (McLaren/Renault) 1’35.497
5) Alexander Albon (Red Bull/Honda) 1’35.571
6) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault) 1’35.815
7) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda) 1’35.963
8) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes) 1’36.046
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 1’36.242
10) Esteban Ocon (Renault) 1’36.359
11) Daniel Ricciardo (Renault) 1’36.406
12) Charles Leclerc (Ferrari) 1’36.065
13) Sebastian Vettel (Ferrari) 1’36.631
14) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 1’38.248
15) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 1’37.555
16) George Russell (Williams/Mercedes) 1’38.045
17) P.Fittipaldi (Haas/Ferrari) 1’38.173
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’38.443
19) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)
20) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’37.863

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fórmula 1 – GP DE ABU DHABI de F1, EXPECTATIVAS para a CORRIDA; DECISÃO da Stock Car:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon