Verstappen faz proveito de pista molhada e é pole no GP do Canadá da F1

Max Verstappen é quem vai largar na frente do GP do Canadá da F1. No gelado e molhado sábado (18) em Montreal, o competidor da Red Bull foi quem se colocou como o mais rápido da classificação para conquistar a pole-position.

Assim como o terceiro treino livre realizado no Autódromo Gilles Villeneuve, o asfalto estava bastante molhado. No início da tomada de tempos, o spray que espirrava de trás dos carros deixava a visibilidade bastante complicada.

Apesar da expectativa de muitos acidentes, apenas uma bandeira vermelha foi necessária nas três fases. O causador foi Sergio Pérez que, no Q2, acertou sua Red Bull na barreira de proteção, precisando de tempo para ajustar o local e tirar o carro.

Então, com a marca de 1min21s620 feita já nos instantes finais do Q3, o holandês é quem sai da posição de honra do grid de largada. Fernando Alonso, que tem mostrando grande desempenho em Montreal, ficou a 0s645 do ponteiro e completa a primeira fila. Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen e Mick Schumacher fecham as três primeiras filas para o GP do Canadá.

Saiba como foi a classificação do GP do Canadá da F1:

Após um terceiro treino bastante molhado no Canadá, os pilotos estavam se preparando para a tomada de tempos para o domingo. As condições seguiam molhadas com o termômetro anotando 11ºC e o asfalto chegando a 16ºC.

Na classificação, Charles Leclerc não teria muito o que fazer. Após o problema de motor no Azerbaijão, a Ferrari optou por trocar o propulsor do monegasco, que vai precisar largar no fundo do pelotão.

Quem também acompanha o competidor é Yuki Tsunoda. O japonês da AlphaTauri também precisou fazer a mudança do motor e, portanto, vai amargar a última fila do GP do Canadá em Montreal.

No último treino livre realizado, feito nas condições semelhantes da tomada de tempos, quem marcou o melhor tempo foi Fernando Alonso. Pierre Gasly e Sebastian Vettel completaram o improvável top-3 da sessão.

Q1

A previsão de chuva indicava chuva para a classificação e dito e feito. Quando os pilotos foram liberados dos boxes para o Q1, a água estava bastante acumulada na pista e levantando bastante spray dos carros.

Com a ameaça clara de bandeiras amarelas e vermelhas ao longo da sessão, a maior parte dos competidores foi ao traçado para anotar as marcas rápidas e não se prejudicarem, por mais que as condições melhores com o passar do tempo.

No momento, o piloto com melhor marca era George Russell com 1min36s688, 3s mais lento que o tempo de Alonso no Tl3. Mas o inglês logo foi superado por Max Verstappen e, na sequência, Esteban Ocon.

Com menos de dez minutos para o encerramento da primeira fase, os cinco pilotos que estavam na zona de corte eram Alexander Albon, Lance Stroll, Valtteri Bottas, leclerc e Nicholas Latifi.

O trilho mais veloz começou a ser desenhado no traçado apesar de a chuva continuar a cair insistentemente. Como consequência, os tempos também vinham caindo, com Alonso saltando para a ponta com 1min33s136.

Latifi foi o primeiro piloto a cometer um erro no treino. O competidor da Williams foi reto em uma curva , com Ocon travando o pneu direito dianteiro pouco depois e também indo reto na curva.

Perto do encerramento do Q1, o tempo a ser batido para sair da zona de corte era de 1min35s128 anotado por Gasly. Quem estava em 16º e, portanto, puxando a lista dos excluídos era Vettel.

No momento, com 1min32s219, Verstappen era o mais rápido. Sainz, que provocou a primeira bandeira amarela da sessão, era o segundo, com Leclerc, Ocon e Alonso – duas Ferrari e duas Alpine – completando o top-5.

Encerrado o Q1 e os eliminados foram Gasly, Vettel, Stroll, Latifi e Tsunoda. Portanto, as duas Aston Martin e as duas AlphaTauri fora, mas Yuki já tem punição a cumprir e vai largar do fundo do grid.

Q2

O Q2 foi iniciado e Alonso, Verstappen, ocon, Bottas, Russell, Albon, Hamilton, Schumacher, Zhou, Magnussen, Sainz, Ricciardo, Pérez, Norris e Leclerc eram os pilotos na briga para avançar para a parte final.

Ainda nos minutos iniciais, uma bandeira amarela se fez necessária. Enquanto Albon escabou da pista e parou na área de escape, o mexicano da Red Bull acertou a barreira de proteção, obrigando pouco depois uma bandeira vermelha.

Treino recomeçado e os pilotos estavam liberados para rodar mais oito minutos. Dessa vez, o tempo a ser batido para se colocar no top-10 era de Schumacher, que sustentava 1min33s602.

Os tempos vinham caindo vertiginosamente nessa segunda parte da classificação. Verstappen se colocou como o mais rápido do momento ao virar 1min27s764, único piloto dentro da casa de 1min27s.

Neste ponto, todos os pilotos na pista já calçavam os pneus intermediários, de asfalto secado. A única exceção era Leclerc, 15º colocado que ainda usava o composto de pista molhada.

Nas quatro primeiras colocações da tabela, quatro equipes diferentes. Red Bull, Mercedes, Alpine e Haas, as duas últimas mais surpreendentes, eram as quatro mais velozes na fase final do Q2.

Encerrada a segunda fase da tomada de tempos, os pilotos que acabaram excluídos da continuidade foram Bottas, Albon, Pérez, Norris e Leclerc, que já vai largar do fundo do pelotão.

Q3

Os dez pilotos mais rápidos no Canadá e que brigariam pela pole-position da prova do domingo eram Verstappen, Alonso, Russell, Sainz, Hamilton, Schumacher, Zhou, Ocon, Magnussen e Ricciardo.

Liberados para o Q3 e os pilotos logo deixaram os boxes. O primeiro a sair para a pista foi Hamilton, que usava pneus intermediários e, segundo mostrava a transmissão, já tinha trilhos secos na pista.

Nos primeiros minutos, o atual líder da classificação era quem sustentava a pole provisória com 1min22s701. Russell, Hamilton, Sainz e Alonso completam os cinco primeiros do momento.

Usando pneus intermediários, os pilotos começavam a buscar pontos molhados do traçado para baixar a degradação e temperatura dos compostos.

Depois de uma parada nos boxes, Russel foi o primeiro piloto a arriscar. O competidor calçou o pneu slick, portanto, de pista seca, e escolheu a gama mais macia que a Pirelli levou para a prova.

Encerrada a classificação e Verstappen é quem larga da pole-position do Gp do Canadá. Alonso é quem fica com a primeira fila ao lado do holandês.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá de F1:

1) Max Verstappen (Red Bull) 1’21.299
2) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’21.944
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’22.096
4) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’22.891
5) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’22.960
6) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’23.356
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’23.529
8) George Russell (Mercedes) 1’23.557
9) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’23.749
10) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’24.030
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) 1’26.788
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’26.858
13) Sergio Pérez (Red Bull) 1’33.127
14) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
15) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’34.492
16) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’34.512
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’35.532
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’35.660
19) Charles Leclerc (Ferrari)
20) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’36.575