Verstappen avalia título da F1: 2023 foi o melhor em performance

Max Verstappen compara conquistas na F1: o terceiro título e seus antecessores

Max Verstappen compartilhou sua visão sobre qual de seus três títulos consecutivos na Fórmula 1 é o seu favorito. O holandês, que se tornou tricampeão mundial de F1 no Grande Prêmio do Catar deste ano, teve um ano dominante e recorde com o RB19, marcando seu título mais fácil, com Verstappen superando seu rival mais próximo, Sergio Perez, por mais que o dobro de pontos.

A temporada de 2021 foi marcada por intensa tensão, incluindo um final controverso que decidiu o campeonato em Abu Dhabi. Já em 2022, houve controvérsia quando a confusão sobre a quantidade de pontos concedidos durante a corrida suspensa no Japão gerou incerteza sobre se ele realmente havia ganho o título.

Verstappen, ao ser questionado sobre ganhar um título sem ressalvas, disse à mídia: “Em ’21, as pessoas sempre falam sobre a última corrida, mas eu acho que um campeonato é ganho durante toda a temporada, certo? O mesmo em ’22. Um pequeno contratempo no Japão que leva alguns minutos a mais para descobrir se você é campeão ou não. Para mim, essas coisas não importam muito. Analiso minhas performances corrida após corrida e não apenas a corrida; como lidei com a liderança e o que fiz fora da pista. É por isso que acho que este ano foi, em termos de performance, definitivamente o melhor. O primeiro foi o mais emocional. O do meio… agora é o do meio.”

Verstappen admitiu que, embora gostasse de ver mais competição na frente do grid, ele não precisa necessariamente disso para se apresentar no seu melhor. “Para a F1, você gostaria de ver mais competição, mas para mim, eu não preciso de outra equipe ou de um companheiro de equipe para tirar o melhor de mim”, disse o holandês. “Eu coloco muita pressão sobre mim mesmo para sempre tentar ser o melhor possível, tentar me preparar da melhor maneira possível. Isso é o que eu gosto e é a única coisa que realmente considero.”