Uma unanimidade na F1: a reverência de todo paddock a Ayrton Senna

Quinta-feira foi marcada por homenagens ao brasileiro, que sofreu acidente fatal em Ímola há 30 anos

Em uma quinta-feira normalmente agitada com notícias de bastidores e movimentações de pilotos para o próximo ano, desta vez a F1 viu um dia marcado por uma homenagem de uma das poucas figuras do esporte a conseguir apoio unânime em todas as equipes: Ayrton Senna.

E não poderia ser diferente em Ímola, local do acidente fatal há 30 anos e cujo Grande Prêmio traz sempre muitas referências ao tricampeão mundial de F1. Em 2024, o principal acontecimento foi organizado inclusive por uma das lendas do esporte que pouca gente sabia, mas é um grande fã do brasileiro: Sebastian Vettel.

Junto com o Instituto Ayrton Senna e Senna Brands, o alemão organizou uma corrida a pé nesta quinta-feira até o monumento dedicado a Senna na curva Tamburello. Mesmo debaixo de chuva, o que impressionou foi o aparecimento de todo paddock da F1, F2 e F3 – todos os pilotos fizeram questão de prestar seu tributo ao brasileiro e também ao austríaco Roland Ratzenberger, que perdeu a vida no treino classificatório daquele fatídico GP de San Marino de 1994.

A reportagem de F1MANIA.NET estava ali presente na homenagem e pode ver de perto como todos os pilotos fizeram questão de cumprimentar Bianca e Lalalli Senna, sobrinhas de Ayrton Senna e representantes da família. Praticamente todos também fizeram questão de usar a camisa distribuída por Vettel com a frase “Forever Senna”. Mesmo Max Verstappen, que não utilizou, fez questão de segurar a bandeira do Brasil e se posicionar ao lado de todos na foto da homenagem.

“Foi um dia muito especial, inesquecível para todos nós da família Senna. A chuva já virou marca registrada de todos os eventos importantes em homenagem ao Ayrton”, disse Lalalli Senna, que também participou junto da irmã, Bianca, momentos antes de outra homenagem.

A Ducati prestou tributo a Ayrton Senna ao apresentar uma edição especial limitada da Monster, em honra à carreira do brasileiro e ao legado que ele deixou. O número limitado de unidades é uma homenagem à lenda: 341. O 3 é o número de títulos mundiais conquistados por Senna e 41 é o número de GPs que ele venceu – e a pintura especial também rendeu muitas fotos no paddock.

Até mesmo a Scuderia Ferrari, que jamais teve alguma relação profissional com Senna, está utilizando na corrida em Ímola um adesivo da campanha oficial dos 30 anos de legado de Ayrton. Tanto Charles Leclerc quanto Carlos Sainz vão carregar o logo de Senna na lateral de suas Ferrari – a união que a F1 sonhava em ver nos anos 1990 de certa forma se com concretizará em 2024.

Não poderia faltar a bela homenagem dos pilotos com os capacetes em tributo a Ayrton Senna. Na F1, o francês Pierre Gasly vai novamente fazer uma pintura com as cores do brasileiro, assim como no GP de Ímola em 2020. E na preliminar da F1, os dois brasileiros estão competindo com um desenho em homenagem a Senna: Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi.

“Ele foi o melhor de todos os tempos e é uma honra este tipo de tributo, ainda mais aqui em Ímola”, disse Enzo ao F1MANIA.NET. Nossa reportagem também conversou hoje com Bortoleto, que inclusive na semana passada esteve no tributo especial a Senna no GP histórico em Mônaco. “Foi uma das experiências mais incríveis de minha vida, ter a honra de pilotar o kart do meu grande ídolo e ainda mais nas ruas de Mônaco. Nunca imaginei que teria esta oportunidade e fico feliz de fazer mais um tributo especial a Ayrton Senna aqui em Ímola”, disse Bortoleto, que fez questão de mostrar a Bianca Senna e Lalalli Senna o novo capacete.

Além de ver amanhã e no sábado estas homenagens dos capacetes dos pilotos da F2 e F1 na pista, bem como os adesivos do legado de 30 anos de Senna na Ferrar, o torcedor ainda verá em Ímola uma homenagem especial: Vettel pilotará antes do GP o McLaren MP4/8, aquele com o qual Ayrton Senna ganhou em 1993 corridas emblemáticas, como o GP Brasil de F1 em Interlagos, o da melhor primeira volta da história em Donington Park no GP da Europa e, claro, sua última vitória na categoria, no circuito de rua de Adelaide, na Austrália.

Até lá, o paddock vai se contentar em conversar sobre o noticiário deste ano, como a confirmação de Alex Albon na Williams, os fortes rumores de Adrian Newey na Ferrari ou da possível saída de Verstappen da Red Bull. Mas no domingo, um pouco antes do GP, não vai ter jeito: Ayrton Senna vai ser protagonista das maiores emoções do final de semana mais uma vez…

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.