Tailândia, Indonésia e Coreia do Sul são os países interessados em sediar GPs de F1 na Ásia

A Fórmula 1 pode ganhar uma nova corrida no Sudeste Asiático em breve. Tailândia, Indonésia e Coreia do Sul demonstraram interesse em receber a categoria, de acordo com o CEO da Liberty Media, Greg Maffei.

O calendário da F1 comporta mais uma prova sob o atual ‘Pacto de Concórdia’, que limita uma temporada da categoria a 25 etapas. Inicialmente, rumores apontavam para Chicago como possível destino, mas fontes ligadas à Liberty Media indicam a intenção de expandir a F1 para outras regiões.

Srettha Thavisin, Primeiro Ministro da Tailândia, esteve presente no último final de semana em Ímola, alimentando especulações sobre a criação de um circuito urbano em Bangkok para receber a categoria.

Maffei confirmou o interesse da Tailândia, mas também citou a Indonésia e um possível retorno da Coreia do Sul ao calendário, como complemento ao GP da China.

“Tivemos sorte de conseguir uma corrida na China este ano, após quatro anos de ausência”, disse Maffei ao Autosport. “Foi um grande sucesso. O interesse por lá explodiu em parte porque agora temos um piloto chinês.”

“É importante observar o quanto a identidade cultural se fortalece quando há pilotos e equipes de um determinado país. O crescimento na China é um ótimo exemplo. Mas há muito interesse em toda a Ásia, com várias cidades querendo sediar um GP. Especificamente na Ásia, temos Tailândia, Coreia do Sul e também sondamos a Indonésia. Muitos lugares querem receber a Fórmula 1”, disse ele.

“Analisamos cuidadosamente a interseção de onde estão nossos fãs, onde eles poderiam estar, quem poderia organizar uma grande corrida, e com franqueza, quem pode pagar por isso. Acredito que seja bem possível termos uma segunda corrida no Sudeste Asiático, além da China”, acrescentou.

Maffei explicou como a decisão da F1 de se tornar ela própria a promotora do GP de Las Vegas, permitiu compreender melhor as demandas do público.

“Mudamos a categoria de várias maneiras”, afirmou Maffei. “Antes era um negócio B2B, onde simplesmente entregávamos o produto para o promotor local se encarregar das vendas. Agora, com iniciativas como a F1TV e promoções feitas por nós mesmos, como Las Vegas, entendemos melhor os fãs. Somos uma empresa que lida diretamente com o consumidor e sabemos das suas necessidades.”

“Isso nos permite aprender mais e atendê-los melhor ao longo do tempo, inclusive em Las Vegas. Estou animado com o que podemos fazer lá. Acredito que será um grande espetáculo. E espero que a corrida seja tão emocionante quanto foi no ano passado”, encerrou Maffei.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.