Segundo rumores, Piastri estaria livre para correr pela McLaren F1 em 2023

Oscar Piastri pode ainda não ter feito sua estreia na F1, mas o australiano já está no meio de um cabo de guerra contratual entre a Alpine e a McLaren. Segundo o RacingNews365.com, Piastri parece estar livre para fazer sua estreia na McLaren em 2023.

Com a mudança de Fernando Alonso em 2023 da Alpine para a Aston Martin anunciada em 30 de julho, a Alpine agiu rapidamente para promover o atual piloto reserva, Piastri, a uma vaga de titular no próximo ano.

No entanto, apenas duas horas após a declaração da Alpine confirmando Piastri, que não incluiu nenhuma declaração do próprio Piastri, o australiano divulgou uma declaração própria, dizendo que não iria correr pela Alpine em 2023.

As informações que circularam na semana passada, eram de que Piastri havia feito um acordo para correr pela McLaren em 2023 no lugar de Daniel Ricciardo. Agora, fontes da própria Alpine teriam informado ao RacingNews365.com, que Piastri nunca teve um contrato de Fórmula 1 com a equipe.

Piastri assinou um contrato com a Alpine em novembro de 2021, que continha uma cláusula descrevendo as obrigações da equipe em relação a ele.

Essas obrigações incluíam dar a Piastri um certo número de quilômetros de teste em um carro de F1, que segundo informações, teriam que ser superior a 3.500 km, além de pagar suas despesas e torná-lo o piloto reserva da Alpine em 2022.

Se a Alpine cumprisse essas obrigações, existiria uma opção para a equipe colocar Piastri em uma vaga de titular em 2023.

No entanto, esse contrato foi feito entre Piastri e a Alpine’s Driver Academy, e não com a equipe de F1. Isso significa que esse contrato nunca foi registrado no Conselho de Reconhecimento de Contratos da Fórmula 1, pois não era um contrato da equipe de F1.

Assim, quando a McLaren apresentou seu contrato com Piastri ao Conselho, depois de assinar com o australiano, nem Alpine nem McLaren receberam qualquer notificação do Conselho por qualquer conflito.

Embora a McLaren atualmente tenha Lando Norris e Ricciardo sob contrato para o próximo ano, as informações são que a McLaren pretende liberar Ricciardo de seu acordo. As negociações estão em andamento sobre os termos de tal separação, o que poderia envolver uma multa de US$ 21 milhões a ser paga pela McLaren para Ricciardo.

Isso significa que a única opção disponível para a Alpine, é levar a questão para um tribunal civil. Com a empresa controladora da Alpine Renault Groupe registrada na França, e a equipe Alpine F1 com sede na Inglaterra, não está claro qual jurisdição seria utilizada.

Caso a Alpine decida levar o assunto para um tribunal civil, entende-se que a equipe estaria buscando principalmente uma compensação financeira pela perda de Piastri, em vez de uma decisão obrigando o australiano a correr pela Alpine em 2023.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon