Sainz: “Cresci assistindo essas curvas da ‘velha escola’ na F1”

Carlos Sainz afirmou que está ansioso para experimentar a configuração original de alta velocidade, das duas últimas curvas do Circuito da Catalunha.

Uma chicane foi adicionada em 2007 para desacelerar os carros nas duas últimas curvas. George Russell disse recentemente ao RaceFans que acredita que a F1 produziria melhores corridas ali, se a chicane fosse removidas.

Sainz não está convencido de que remover a chicane vai facilitar tanto as ultrapassagens, mas ele está ansioso para tentar.

“Mesmo se não mudasse muito, eu preferiria as curvas duplas de alta velocidade. Por quê? Porque eu sinto que é a versão da velha escola da pista, é o que eu cresci assistindo e o que eu realmente sempre gostei dessa pista, essas duas últimas curvas”, disse ele.

“Desde que a chicane foi introduzida, não acho que a ultrapassagem tenha realmente melhorado e não acho que tenha ajudado muito. Portanto, seria melhor escolher a versão mais divertida para os pilotos e provavelmente também para os fãs.”

“Acho que a corrida mudou desde então. Acho que agora temos o DRS e talvez o poder do DRS seja um pouco mais forte se você sair dessa curva um pouco mais rápido. Potencialmente, talvez um pouco mais de efeito de vácuo, um pouco mais de efeito DRS poderia facilitar as ultrapassagens. Não sei, mas adoraria experimentar.”

Fernando Alonso também está cético de que a remoção da chicane tornaria as ultrapassagens mais fáceis.

“Provavelmente, como piloto, você preferiria ter as duas curvas rápidas, apenas para maximizar o potencial do carro de Fórmula 1 e a aerodinâmica”, disse ele. “Mas se foi alterado há alguns anos, havia uma razão por trás disso e acho que essa razão ainda é aplicável agora.”

“Estou feliz em correr com qualquer configuração, mas acho que há uma lógica por que estamos correndo nessas últimas curvas e no pequeno último setor. Então, estou feliz em manter isso.”

“Não acho que a corrida vai mudar muito porque você não pode seguir muito de perto nas duas últimas curvas de qualquer maneira em nenhuma das configurações. Portanto, não acho que isso terá um grande impacto”, acrescentou Alonso.

Sainz disse que não está claro se a curva revisada e mais aberta vai ajudar ou atrapalhar os pilotos em seus esforços para ficar mais perto dos rivais e ultrapassá-los.

“No passado, na curva 10 era obviamente muito difícil seguir um carro à frente, só porque havia apenas uma linha”, disse ele.

“Há um ponto forte que talvez tendo uma linha mais larga, você pode colocar seu carro um pouco diferente em comparação com o carro da frente, e obter um ar um pouco mais limpo.”

“Mas, ao mesmo tempo, é uma curva de alta velocidade na qual sentiremos um pouco mais a perda de downforce. Uma coisa pode compensar a outra, mas vamos tentar primeiro e fazer nossos comentários na sexta-feira, depois dos treinos livres”, acrescentou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon