Renault apoia congelamento de motor se for bom para a F1, não apenas para a Red Bull

A Renault diz que um possível congelamento no desenvolvimento do motor deve se adequar à categoria, e não ser implementado apenas como uma resposta à saída da Honda no final de 2021.

Desde o anúncio da saída da Honda, a Red Bull expressou o desejo de adquirir seu IP para ambas as equipes, mas condicionado a um congelamento no desenvolvimento do motor.

A Mercedes apoiou um congelamento desde o início, enquanto a Ferrari agora acabou também concordando.

Outro fabricante de unidades de potência na Fórmula 1, a Renault, também afirmou que é favorável ao congelamento, mas ressaltou que não pode ser feito apenas para satisfazer as necessidades da Red Bull.

“Estávamos sempre pressionando por um congelamento antes da introdução de um novo conjunto de regulamentos”, disse o diretor executivo da Renault, Marcin Budkowski.

“Se você tiver que desenvolver os motores atuais e desenvolver uma nova tecnologia ao mesmo tempo, não vai querer ter que contratar de repente 100 pessoas e colocá-los em um novo projeto enquanto continua desenvolvendo seu motor.”

“Achamos que não é razoável ter dois programas de desenvolvimento ao mesmo tempo. A maneira certa de fazer um congelamento, seria cerca de três anos antes da introdução de novas regulamentações, então, na época, estávamos defendendo essa solução.”

“Curiosamente, a Honda foi contra isso, contra a limitação de horas de desenvolvimento, e obviamente, através da voz da Red Bull, que estava então votando nos diferentes comitês de governança.”

“É interessante agora que a Red Bull é a favor de um congelamento. Interessante para nós vermos.”

“Não nos opomos a isso, desde que seja no calendário certo. Os regulamentos, como estão definidos hoje, e até que eles mudem é o que se aplica, estamos restringindo severamente o desenvolvimento a partir de 2023, quase como um congelamento, já que não há mais desenvolvimento permitido em ICEs em 2023, e o novo conjunto de regulamentos estão agendados para 2026.”

Budkowski destacou que qualquer decisão entre as partes interessadas relevantes deve ser benéfica para todo a categoria.

“Acho que se fala muito sobre antecipar esses novos regulamentos em um ano, o que acho que para a F1 pode fazer sentido se encontrarmos o conjunto certo de regulamentos, potencialmente um conjunto melhor”, disse ele.

“Nesse estágio, você tem que congelar em algum ponto de 2022, e isso também será discutido.”

“Estamos alinhados com isso, é uma posição que sempre defendemos, mas não podemos dizer agora que vamos congelar a partir de 2021, por exemplo, é tarde demais, estamos envolvidos em programas de motor de um certo ciclo de vida, nós pressionamos antes para congelar mais cedo.”

“A decisão do esporte não foi congelar logo, agora que investimos tempo e esforço em uma nova especificação de motores, bem, estamos felizes em encontrar um meio-termo, desde que seja um meio-termo razoável.”

“Essa é a nossa posição, e para ser honesto, sempre foi consistente.”

“Vamos fazer um acordo, se você quiser, com os regulamentos, não apenas porque de repente a Honda decidiu que, ‘ah, era muito caro fazer um motor de Fórmula 1’, bem, eles não tinham essa opinião antes.”

“Temos que encontrar a coisa certa para o esporte, vamos encontrar a fórmula de motor certa para o futuro e na hora certa para apresentá-la”, concluiu.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: GP do Bahrein de F1: primeiros treinos e expectativas para a corrida:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon