Red Bull elogia FIA após forte acidente de Zhou em Silverstone

Helmut Marko expressou sua admiração pela FIA no dia seguinte ao GP da Inglaterra. O conselheiro da Red Bull acredita que o órgão dirigente está dando bons passos em relação à segurança na F1. Ele também acha que no próximo ano, um acidente como o que aconteceu este ano não será mais possível de acontecer em Silverstone.

No programa Sport & Talk, além da performance de Max Verstappen na Grã-Bretanha e uma prévia do GP da Áustria, também houve uma breve olhada no enorme acidente de Guanyu Zhou. Milagrosamente o piloto chinês não sofreu ferimentos e estava andando pelo paddock novamente poucas horas depois do acidente.

Imediatamente após o acidente, ninguém teria pensado que isso fosse possível. O FOM só mostra replays de acidentes na televisão quando tem certeza de que saíram ilesos. “Por muito tempo você não viu uma imagem detalhada, isso geralmente é um sinal de que é algo ruim. Mas então nos disseram que não era tão ruim assim, felizmente”, disse Marko sobre esses minutos tensos.

O piloto de 23 anos, bateu na cerca atrás da barreira de pneus, fazendo com que ele ficasse preso algum tempo. Helmut acha que a FIA cometeu um erro claro ao escolher essa construção. “Cada acidente é diferente, você não pode falar de um ponto fraco. O que aconteceu aqui não vai acontecer novamente no futuro próximo”. Então, o austríaco acha que veremos modificações nessa parte do circuito em 2023.

De acordo com o chefe da Red Bull, não há dúvida de que é graças ao halo que Zhou estará de volta no carro da Alfa Romeo no próximo fim de semana e sobreviveu ao acidente. “Sem o halo, Zhou nunca teria sobrevivido. Isso também mostra o quão bem a FIA está se desenvolvendo.”