Raikkonen lidera manhã do último dia em Barcelona

Kimi Raikkonen da Ferrari liderou a manhã do último dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 que acontece no Circuito da Catalunha em Barcelona.

O finlandês abaixou o tempo dos testes para a casa do “um e dezoito”,  calçando pneus super macios fez a marca de 1:18.634s, o recorde dos testes até agora, confirmando todo o potencial da escuderia de Maranello.

Em segundo ficou Max Verstappen da Red Bull com a marca de 1:19.438s, quase um segundo atrás da Ferrari também com supermacios. Em uma manhã produtiva para Red Bull o holandês registrou 33 voltas para a equipe que ainda não encontrou todo seu potencial.

Em terceiro fico Carlos Sainz da Toro Rosso, o espanhol marcou 1:19.837s com os pneus ultra macios nos instantes finais do treino, superando Valtteri Bottas em apenas 0.008s.

Valtteri Bottas da Mercedes também com pneus super macios registrou o tempo de 1:19.845s, ficando em quarto a frente da Force India pilotada por Nico Hulkenberg.

Enquanto isso, houve novamente um drama para a McLaren-Honda. Após uma semana com problemas de falta de confiabilidade e potência, em que Fernando Alonso criticou abertamente a Honda, o espanhol parou na pista duas vezes durante a manhã de sexta-feira acumulando apenas 17 voltas.

Os problemas foram uma repetição dos que afetaram seu companheiro de equipe Stoffel Vandoorne na quinta-feira, apesar de vários componentes serem alterados de um dia para o outro.

Alonso também terminou em último colocado, mais de quatro segundos atrás de Raikkonen mesmo utilizando os pneus teoricamente mais rápidos, ultra macios.

Outro a encontrar problemas foi Romain Grosjean da Haas, responsável por uma bandeira vermelha quando rodou e estacionou na brita na Curva 5.

Grosjean voltou ao circuito, mas seu VF-17 parou na reta oposta durante os 20 minutos finais, novamente interrompendo a sessão.

Nico Hulkenberg levou a Renault para a casa do “1:19s” com os pneus ultra macios.

Sergio Perez da Force India também usando pneus ultra macios ficou em sétimo lugar, a frente do estreante Lance Stroll da Williams. Stroll fez uma boa sessão com 59 voltas, e se manteve na pista sem problemas.

Grosjean ficou em nono, a frente de Marcus Ericsson da Sauber e Alonso, o “lanterninha da manhã”.