Quem é Pietro Fittipaldi, o brasileiro que fará sua estreia na Fórmula 1 neste domingo

Pietro Fittipaldi será o primeiro brasileiro a disputar um GP na F1 após aposentadoria de Felipe Massa da categoria em 2017 e o quarto integrante da família Fittipaldi a disputar um GP

Neto do bicampeão campeão mundial de Fórmula 1 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em duas oportunidades, Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi começou sua carreira nas pistas de kart dos Estados Unidos entre 2006 e 2010. Depois, fez sua estreia em carros de turismo em 2011, onde foi coroado campeão e eleito o “Novato do Ano” na NASCAR Whelen All American Series for Limited Late Models.

O pilotou subiu para a categoria Late Models em 2012 e ganhou outro título de “Novato do Ano” para o Brasil, vencendo na sequência a Pepsi 200 Fall Brawl, a maior corrida de Late Model da temporada.

Confira uma entrevista feita pelo canal Fórmula Grun com Pietro Fittipaldi há cerca de um ano:

 

Logo depois, em 2013, Pietro se mudou para a Europa, onde começou a correr de monopostos. Fittipaldi competiu na Fórmula 4 Inglesa e na Fórmula Renault. O brasileiro dominou a temporada de 2014 no Protyre Formula Renault Championship ao ser campeão com 10 vitórias em 15 corridas.

Em 2015, Pietro disputou a Fórmula 2000 da MRF Challenge, campeonato disputado com várias provas na Ásia e que teve a consagração do brasileiro com o título em janeiro de 2016, na Índia. Foram quatro vitórias e nove pódios conquistados pelo brasileiro no campeonato.

Na sequência da temporada 2016, Pietro Fittipaldi disputou a Fórmula 3 Europeia da FIA, onde conquistou três pódios. Outro título em monopostos para Pietro viria no ano seguinte, em 2017, quando o piloto triunfou na Fórmula V8 3.5, campeonato também conhecido como World Series. Foram seis vitórias, 10 pódios e o recorde histórico da categoria com 10 pole positions.

Em 2018, Pietro retornou aos Estados Unidos para competir na Indy com a equipe Dale Coyne Racing. A estreia do piloto aconteceu em abril no circuito oval de Phoenix. A sequência do piloto na categoria foi interrompida em maio por causa de um acidente durante os treinos para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova do WEC em que Fittipaldi era um dos participantes. O piloto teve as duas pernas quebradas e precisou passar por cirurgias e um processo de recuperação.

Pietro retornou para os seus compromissos na Indy no final de julho no GP de Mid-Ohio. O brasileiro participou das últimas cinco corridas do ano e teve como melhor resultado o nono lugar no GP de Portland, que foi realizado em setembro.

Em 9 de novembro, na antevéspera do GP do Brasil de Fórmula 1, Pietro Fittipaldi foi anunciado oficialmente como piloto de testes da Haas para a temporada de 2019. O piloto brasileiro ainda fechou o ano de 2018, em 27 de novembro, com sua primeira experiência em um carro de Fórmula 1 nos testes oficiais da Pirelli no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, onde Pietro pilotou o carro da Haas pela primeira vez.

Em 2019, Pietro disputou a temporada completa da DTM, principal campeonato com carros de turismo do mundo. Ele realizou testes com a Haas nas pistas de Barcelona e do Bahrein na temporada, além de trabalhar no simulador da Haas. Em 2020, Pietro foi contratado como piloto reserva da Haas, viajando com a equipe para os finais de semana de corrida onde fica à disposição da equipe caso algo impeça os titulares de participar em um GP – situação que ocasionará sua estreia na F1 no próximo final de semana no GP de Sakhir.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Haas de Grosjean explode depois de forte acidente no GP do Bahrein de F1:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon