Max Verstappen, com suas 19 vitórias em 22 Grandes Prêmios, dominou a temporada 2023 da Fórmula 1, um feito que impressionou muitos no mundo do automobilismo, incluindo Xevi Pujolar. Atualmente na Alfa Romeo, Pujolar tem um passado marcante com Verstappen, tendo trabalhado com ele na Toro Rosso em 2015, quando o holandês fez sua estreia na F1.
A relação entre Verstappen e Pujolar, iniciada na Toro Rosso, foi sólida desde o começo. Agora, oito anos depois, com Verstappen já estabelecido como um campeão mundial múltiplo e Pujolar atuando na Alfa Romeo, o engenheiro espanhol mantém vivas as memórias de seu antigo pupilo.
Falando sobre Verstappen, Pujolar expressou sua admiração e orgulho. “É bom ver. Realmente, para mim, o cara é uma máquina. Estou realmente gostando de ver como ele está fazendo. E me sinto orgulhoso de ter feito parte desse começo com ele. Estou feliz por ele”, disse o Diretor de Corridas da Sauber Motorsport em Abu Dhabi.
Quando questionado pelo GPblog sobre o desenvolvimento de Verstappen, Pujolar observou: “Não vejo como eles trabalham dentro da equipe, mas pela maneira como ele se comporta no rádio e pelo que posso ver, ele é o mesmo cara, sempre dando tudo, em cada volta, todos os dias. Às vezes, ele parece um cara difícil, mas quer ser o melhor”. Pujolar, indagado se já trabalhou com alguém semelhante, respondeu: “Não, provavelmente não. Não que eu tenha visto.”