Preocupado com saúde dos pilotos, Norris pede modificações nos carros da F1

Lando Norris expressou preocupação com o impacto dos atuais carros da Fórmula 1 na saúde dos pilotos e exigiu melhorias nos veículos.

As regulamentações técnicas implementadas em 2022 reintroduziram o efeito solo na categoria, resultando em problemas de carros ‘quicando’ ao longo das retas para várias equipes, o já famoso ‘porpoising’. Embora a questão tenha sido em grande parte corrigida, os carros ainda possuem configurações de suspensão rígida para maximizar o downforce.

Diante disso, a preocupação com a saúde dos pilotos surgiu durante a temporada 2022, quando o ‘porpoising’ era mais pronunciado. O recente caso de Carlos Sainz, que perdeu o GP da Arábia Saudita devido a apendicite, reacendeu o debate sobre os possíveis impactos à saúde dos pilotos.

Alex Albon, que enfrentou a mesma condição no GP da Itália em 2022, manifestou interesse em investigar uma possível ligação entre o ‘quica’r dos carros e o impacto dos cintos de segurança na saúde dos pilotos.

Norris, ao falar com a imprensa na Arábia Saudita, expressou a necessidade de melhorias nos carros da F1, comparando com modelos antigos e sugerindo que a situação era potencialmente melhor no passado.