Pirelli confiante que pneus não irão ‘estourar’ este ano na F1

O chefe de automobilismo da Pirelii, Mario Isola, está confiante de que não haverá repetição nesta temporada, das falhas de pneus que afetaram algumas corridas no ano passado.

A construção dos pneus Pirelli ganhou destaque no GP da Inglaterra em Silverstone, onde Lewis Hamilton venceu a corrida com três rodas após um furo de pneu na última volta, enquanto o companheiro de equipe Valtteri Bottas e o então piloto da McLaren Carlos Sainz tiveram estouros de pneus.

Mais tarde na temporada em Ímola, a Red Bull de Max Verstappen também sofreu o que o chefe da equipe, Christian Horner, descreveu como um estouro “totalmente instantâneo”, devido a cortes na banda de rodagem e nas paredes laterais como consequência de cargas insuportáveis.

Em resposta ao aumento do downforce sobre os pneus que não eram atualizados há duas temporadas, novas regras foram introduzidas este ano com o objetivo de reduzir esse downforce, enquanto a Pirelli melhorou a construção de sua borracha.

Isola acredita que os problemas do ano passado serão evitados nesta temporada. Ele disse: “O motivo pelo qual apresentamos a nova construção é principalmente para torná-lo mais robusta e capaz de lidar com as cargas extremas que existem em Silverstone e outros circuitos de alta velocidade.”

“Então, quando estamos mais perto da corrida, podemos entender qual é o nível de downforce e o nível de estresse no pneu de acordo com a simulação que recebemos das equipes.”

“Mas estou confiante de que a nova construção, e conto com os dados do nosso departamento de testes internos, é mais resistente. É por isso que decidimos apresentar.”

“Então, obviamente, a pressão será uma função das cargas que temos durante o final de semana de corrida.”

Em termos de construção, o peso do pneu aumentou 1,5 kg no total nos dois dianteiros e quase 1,2 kg no par traseiro, para um total geral de quase 2,7 kg.

O flanco dos pneus dianteiros também foi alargado cerca de três ou quatro milímetros, segundo Isola, que reconhece ser algo muito pequeno, mas afirma que pode fazer a diferença no downforce, que ele acredita que as equipes irão recuperar nesta temporada.

Apesar das mudanças aerodinâmicas que as equipes foram forçadas a fazer que reduziram significativamente o downforce, Isola disse que estava “surpreso com a quantidade” que eles já haviam recuperado nos testes de pré-temporada, e que eventualmente não haverá diferença no desempenho em relação ao ano passado.

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon