Categoria: F1
|
24 de fevereiro de 2021 09:59

Pilotar um carro de Fórmula 1 é caro?

Esta é uma pergunta comum em muitos amantes do automobilismo, que gostariam de saber o que é preciso para ser um piloto dessa categoria e quanto dinheiro envolve essa possibilidade, além de tipos de carros, motores e tudo o que envolve o mundo da Fórmula 1.

Todo aquele que ama o automobilismo e a velocidade tem o sonho de poder dirigir alguma vez um carro de Fórmula 1. Aqueles que dirigem carros como o Nissan Kicks 2021, o Toyota Yaris ou um Jeep, guardam no mais íntimo esse desejo que têm desde crianças, quando assistiam com a família aos domingos essas incríveis corridas do Ayrton Senna.

Para a alegria de todos, hoje já é possível fazer realidade esse sonho acalentado durante muito tempo e por um preço mais acessível daquele que todos imaginavam. Mas, como isso é possível?

No ano 2018, F1 Experiencies dava a possibilidade de viver a experiência da velocidade de um carro de Fórmula 1 indo como carona de um piloto dessa categoria. Isso acontecia em um carro de F1 transformado para dois passageiros. Era um Tyrrel com um motor Cosworth V10 que foi usado em 2000.

Porém, só podiam viver essa experiência aquelas pessoas que pagavam em torno de 22 mil euros para experimentar o luxo de um fim de semana na Fórmula 1 (testes, corrida, etc.) e acabar dando umas voltas como carona desse carro.

É claro que esse valor não podia ser pago por todo mundo e muitas pessoas teriam gostado de fazer só essa volta como carona de um carro de Fórmula 1 pagando menos do que o preço de um Nissan Kicks 2021, por exemplo!

Uma excelente notícia

Uma empresa inglesa, a “Track Days” investiu aproximadamente 280 mil euros no Jordan EJ 12, o carro que foi dirigido pelo piloto japonês Takuma Sato na temporada de 2002 de Fórmula1. Naquela época, ela corria nessa equipe junto com o piloto italiano Giancarlo Fisichella.

A “Track Days” comprou o carro, mas tirou o potente motor Honda V10 de 840 cavalos e colocou no seu lugar um motor Judd de 3 litros de 600 CV a aproximadamente 10 mil e 500 revoluções. É obvio que o propulsor não é o mesmo, mas de qualquer forma, quem nunca dirigiu um carro de Fórmula 1 não vai perceber isso e conseguirá sentir a mesma adrenalina que a velocidade e o barulho da Fórmula 1 tem.

Diferentemente da F1 Experiences, a “Track Days” não pede um valor tão elevado, mas um básico de 1160 euros, que é o preço mais barato para viver a experiência de ser, por um instante, um piloto de Fórmula 1.

Condições para poder dirigir esse Fórmula 1

Mesmo tendo o dinheiro para poder pagar essa fantástica experiência, não é qualquer pessoa que pode dirigir esse carro da “Track Days”. É necessário reunir alguns requisitos para fazer realidade o sonho de virar um piloto da máxima categoria de automobilismo:

  • Ser maior de 18 anos
  • Ser menor de 80 anos
  • Não superar 82 quilos de peso
  • Ter uma altura de 1.53 mts como mínimo e 1.88 mts como máximo
  • Possuir uma carteira de motorista válida
  • Fazer um depósito de 2900 euros na hora de fazer a reserva

A proposta mais econômica inclui nada menos do que 5 horas de atividade na pista de corrida, um briefing, 14 voltas de testes e exercícios de drifting. Além disso, inclui 20 voltas na pista em um Fórmula 1000, mas sempre com um coach dirigindo outro carro na frente e algumas voltas rápidas viajando como passageiro em um BMW M3, finalizando com a máxima experiência: 10 voltas dentro de um carro de Fórmula 1.

Sem lugar a dúvidas, quem tem a possibilidade de viver essa fantástica experiência, poderá viajar e fazer realidade esse sonho, sentindo na pele o que grandes pilotos como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Alain Prost, entre outros, viveram nas diversas pistas de Fórmula 1 no mundo.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.