Perez vence o GP de Mônaco de F1 com chuva, sol e erros da Ferrari

Sergio Perez venceu o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, realizado neste domingo (29) nas ruas de Monte Carlo. Foi a terceira vitória da carreira do mexicano na F1, a segunda com a Red Bull e a primeira da temporada.

A largada foi adiada em mais de uma hora depois que uma forte chuva atingiu o circuito. Com a saída do safety car, muito cuidado e pouca ação entre os primeiros colocados.

Mas a Ferrari, que liderava com o pole position Charles Leclerc, cometeu erros na estratégia do monegasco e entregou a liderança para Perez, enquanto Max Verstappen também superou o monegasco.

George Russell, da Mercedes, terminou na quinta posição, à frente do piloto da McLaren Lando Norris.

Fernando Alonso foi o sétimo e Lewis Hamilton o oitavo colocado. Junto com Valtteri Bottas (P9), Sebastian Vettel (P10) e Pierre Gasly (P11) ganharam uma posição com a penalidade de Esteban Ocon. O piloto da Alpine foi penalizado por um toque com Hamilton e caiu da P7 para a P12.

A corrida

A chuva atingiu o circuito de Mônaco instantes antes da largada. Com isso, houve um atraso de mais de uma hora até que os pilotos largaram com os pneus de chuva depois da saída do safety car.

Na volta de formação, antes mesmo do sinal verde, Latifi e Lance Stroll rodaram.

Leclerc manteve a liderança, seguido por Sainz, Perez e Verstappen.

Os primeiros pit-stops começaram na volta 15. Gasly, Hamilton, Perez, Vettel, foram os primeiros a trocar os compostos.

Norris parou na volta 18 e colocou pneus intermediários. O britânico da McLaren retornou na P7.

Hamilton e Ocon tocaram na curva 1. O piloto da Mercedes, bem mais rápido com os intermediários, tentou fazer a ultrapassagem, mas tomou uma fechada do francês.

Na volta 20, Leclerc e Verstappen foram aos boxes e voltaram com pneus intermediários. Sainz se manteve na pista e acreditava na possibilidade de colocar os pneus slicks.

Ricciardo foi o primeiro a colocar pneus slicks. O australiano foi aos boxes na volta 21 e voltou com compostos duros. Bottas, Zhou, Albon, Schumacher e Latifi também calçavam pneus slicks duros.

Sainz foi aos boxes no fim da volta 21, o mesmo fez Leclerc. Ambos retornaram à pista com os pneus duros na P3 e P4, respectivamente. A Red Bull permaneceu na pista com os intermediários.

A Red Bull foi aos boxes uma volta depois. Perez voltou com os pneus duros imediatamente à frente de Sainz. Verstappen parou na mesma volta e voltou à frente de Leclerc na P3.

Perez, Sainz, Verstappen, Leclerc e Russell eram os cinco primeiros na volta 23.

Na volta 27, Schumacher bateu forte na Piscina. O carro do alemão dividiu ao meio, apesar do piloto sair sozinho e ileso do incidente. A direção de prova imediatamente acionou o VSC (virtual safety car), antes do safety car ir à pista.

Na volta 30, a direção de prova acionou a bandeira vermelha e os pilotos retornaram aos boxes.

A relargada veio com aproximadamente 40 minutos (mais uma volta) para o fim da corrida.

Perez e Verstappen com os pneus médios, enquanto Sainz e Leclerc com os pneus duros.

Lá na frente, Perez já tinha boa vantagem para o segundo colocado Sainz, mas a vida do espanhol não estava nada fácil. Verstappen se aproximava rapidamente.

Com pouco menos de 15 minutos na regressiva para o fim da corrida, Sainz começou a tirar a vantagem que o mexicano conseguiu abrir. O que era quatro segundos, virou menos de um em poucas voltas.

A Ferrari, com os pneus duros, imprimia um ritmo melhor do que a Red Bull, que usava os médios. Enquanto isso, Verstappen também colou no espanhol e Leclerc chegou para a briga. Apenas dois segundos separavam os quatro primeiros colocados com 10 minutos, mais uma volta, para o fim da corrida.

O quarteto teve que passar por Zhou e Latifi. O primeiro, abriu caminho na reta sem intercorrências. Já Latifi atrapalhou Leclerc, que perdeu contato para Verstappen.

Apesar do fim apertado, Perez manteve a liderança e venceu pela primeira vez na temporada, a segunda com a Red Bull depois de Baku em 2021. Sainz, em segundo, e Verstappen, em terceiro, completaram o pódio.

O campeonato

Com o resultado, Verstappen foi a 125 pontos e abriu nove pontos de vantagem para o segundo colocado Leclerc (116). A vitória deixou Perez (que foi a 110 pontos) apenas seis pontos atrás de Leclerc e uma boa diferença para o quarto colocado Russell (84). Sainz é o quinto colocado com 83 pontos. Hamilton (50) é o sexto, seguido por Norris (48), Bottas (40), Ocon (30) e Magnussen (15) fechando os 10 primeiros.

Entre as equipes, a Red Bull lidera com 235 pontos. A Ferrari é a segunda com 199, seguida pela Mercedes (134). A McLaren, quarta colocado, tem 59, seguida pela Alfa Romeo (41), Alpine (40), AlphaTauri (17), Haas (15), Aston Martin (7) e Williams (3).

Confira o resultado do GP de Mônaco de F1:

1) Sergio Pérez (Red Bull)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Max Verstappen (Red Bull)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) George Russell (Mercedes)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
13) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
DNF) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
DNF) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon