Pérez faz valer pole-position e vence GP da Arábia Saudita da F1. Verstappen escala e é 2º

Sergio Pérez trouxe a vitória do GP da Arábia Saudita da Fórmula 1. Na prova deste domingo (19), chegou a perder a primeira colocação, mas depois que retomou a ponta do pelotão, dali não saiu mais e subiu ao degrau mais alto do pódio.

Max Verstappen terminou o dia na segunda colocação, enquanto Fernando Alonso cruzou a linha de chegada na terceira colocação. Entretanto, uma punição posterior ao espanhol fez George Russell ser promovido para a terceira colocação.

Acontece que mais de 3h após a bandeira quadriculada, a direção de prova decidiu voltar atrás em sua punição. Com isso, Fernando conseguiu recuperar a terceira colocação e seu 100º pódio na F1.

O competidor foi quem largaria a pole-position na prova noturna em Jeddah. Após ver o companheiro Max Verstappen ter problemas na classificação, o mexicano aproveitou a oportunidade para assegurar a posição de honra do grid.

Quem dividia a primeira fila de saída com o titular da Red Bull era Fernando Alonso. O bicampeão espanhol herdou o segundo posto após Charles Leclerc pagar punição por troca de motor e despencar para 12º.

Enquanto isso, o bicampeão holandês teria de investir em corrida de recuperação. Por conta da quebra da tomada de tempos, alinhava apenas na 15ª colocação – inclusive, a equipe austríaca fez diversas mudanças no RB19 do piloto.

A maior parte dos competidores optou por começar a disputa com o pneu médio. As exceções eram Lewis Hamilton e Logan Sargeant, que foram de duro, e Charles Leclerc e Lando Norris de macios – a Pirelli apostou em apenas uma parada como melhor estratégia.

Luzes apagadas e largada autorizada para o GP da Arábia Saudita da F1. Pérez chegou a sair bem, mas Alonso conseguiu superar o adversário da Red Bull e conseguiu assumir a primeira colocação do grid.

Quem também conseguiu ter boa saída foi o companheiro do espanhol, Lance Stroll. O canadense conseguiu ultrapassagem por fora em cima de Carlos Sainz para tomar a o quarto posto.

Mais para trás, quem teve começo tumultuado foi Oscar Piastri. Ainda nos primeiros metros, se envolveu em um embolo e teve um dano em seu carro, precisando retornar  aos boxes para troca da asa dianteira.

E uma reviravolta na corrida: enquanto estava na primeira colocação, Alonso sofreu uma penalização. O piloto teria de cumprir 5s em sua parada por ter parado na posição errada no grid de largada.

Na segunda volta, a ordem era Alonso, Pérez, George Russell, Stroll, Sainz, Esteban Ocon, Hamilton, Pierre Gasly, Leclerc e Zhou Guanyu completando os dez primeiros colocados.

Em grande lance, Pérez conseguiu bater Fernando para reassumir a primeira colocação. Nisso, o mexicano já conseguiu abrir quase 0s6 para o piloto, enquanto o espanhol tinha respiro de 1s3 para o terceiro.

Cinco voltas completadas e Verstappen já bate na trave dos pontos, sendo o piloto que mais escalou com quatro posições ganhas. Enquanto isso, por conta do primeira volta, Piastri foi quem mais perdeu com 11.

Quem vinha também escalando o pelotão era Leclerc. Após largar em 12º, o monegasco, de pneu vermelho, estava na caçada em cima de Hamilton, que usava o duro, para assumir o sétimo posto.

E muitas coisas aconteciam na primeira parte da prova. Enquanto o sete vezes recebeu uma bandeira preta e branca por mudar de direção na reta, Alonso é dito no rádio que ainda está no plano A de estratégia.

Pouco depois, o engenheiro de Fernando falou que o pneu duro não parecia muito bom e, por isso, iriam estender no stint. Inclusive, pouco antes, Lewis, que largou de branco, se queixou no rádio que “a aderência é péssima com esse pneu”.

12 voltas completadas no GP da Arábia Saudita e Pérez é o primeiro com 2s8 de vantagem para Alonso, segundo. Russell, Stroll, Sainz, Ocon, Leclerc, Verstappen, Hamilton e Gasly completando os dez primeiros.

Os primeiros pilotos começavam a fazer as passagens pelos boxes. Kevin Magnussen, Zhou, Nico Hülkenberg, Piastri, Valtteri Bottas e Norris já haviam feito os pit-stops e todos calçaram pneus duros.

Dos ponteiros, Stroll foi o primeiro a realizar a parada. Após fazer a troca de pneu, colocando o mais duro da gama da Pirelli, voltou na 11ª colocação.

Verstappen, então, conseguiu alcançar Leclerc para tentar tomar o quarto posto. O holandês deu o bote em cima do monegasco, não conseguiu a ultrapassagem, mas o piloto da Ferrari entrou nos boxes na sequência.

Então, uma primeira reviravolta na corrida. A Aston Martin veio ao rádio de Stroll pedindo para o competidor parar imediatamente na pista, obedecendo a ordem da equipe e, portanto, o safety-car foi necessário.

Neste momento, a ordem era Pérez, Alonso, Russell, Verstappen, Hamilton, Sainz, Leclerc, Sargeant, Yuki Tsunoda e Ocon completando a zona de pontos.

Nisso, aproveitando o carro de segurança, a dupla da Red Bull aproveitou para ir aos boxes, assim como o bicampeão espanhol, que também já cumpriu a punição de 5s – na sequência, foi a vez da dupla da Mercedes.

Relargada foi autorizada em Jeddah e Pérez já conseguiu se desprender sem problemas na primeira colocação. Enquanto isso, Alonso também há havia aberto mais de 1s para Russell, enquanto Verstappen tentava se aproximar do inglês.

Enquanto todos os pilotos nas 13 primeiras colocações estavam com pneus duros, Hamilton, de médio, conseguiu dar o bote em cima de Sainz para assumir a quinta colocação.

Com o reinício feito na Arábia Saudita, Pérez estava a 3s6 de respiro na primeira colocação. Alonso, Russell, Verstappen, Hamilton, Sainz, Leclerc, Tsunoda, Ocon e Gasly estavam nas dez primeiras posições.

Quem vinha em corrida para esquecer era a McLaren. Após largar do top-10, Piastri estava apenas em 17º, enquanto Norris vinha imediatamente atrás, a dupla à frente apenas de Bottas.

Com 24 voltas completadas, era oficial: Max já estava aparecendo no pódio. O titular da Red Bull conseguiu deixar Russell para trás e já vinha em terceiro, ganhando 12 postos ao longo da disputa.

Chegou a vez de Alonso também ser deixado para trás pelo bicampeão holandês. Sem oferecer qualquer resistência, foi ultrapassado e Verstappen estava na segunda colocação, atrás apenas de seu companheiro.

Segundo abandono registrado na corrida: Alexander Albon. O piloto vinha em ritmo bastante lento da pista, mas conseguiu chegar aos boxes, restando 18 competidores no traçado.

Nas dez primeiras colocações na pista, seis equipes marcavam presença: a dupla da Red Bull, da Mercedes, da Ferrari, da Alpine, um piloto da Aston Martin e um da AlphaTauri.

Então, uma conversa curiosa aconteceu entre Russell e seu engenheiro. O piloto afirmou que Alonso tinha uma penalização de 5s e que iria brigar para passar o espanhol, mas foi informado de que o adversário já havia pagado o tempo.

Após bastante movimentação, as coisas estavam mais tranquilas com 34 voltas já feitas na disputa. Enquanto isso, Leclerc estava bastante insatisfeito com o ritmo, dizendo que era ridículo estar tão atrás.

Quando estava na segunda colocação, Verstappen se queixou do semieixo, dizendo que não estava se comportando da melhor maneira. Depois, o bicampeão destacou que fazia barulho estranho nas altas velocidades e que havia algo errado.

Depois, foi a vez de Pérez reclamar também de seu carro. O mexicano afirmou que tinha algo de errado com seu pedal do freio, perdendo a vantagem que tinha para Max.

Pérez caminhava para a sua quarta vitória na Fórmula 1, terceira com a Red Bull. Inclusive, todos os seus triunfos conquistados com o time austríaco foram em pistas de rua – Baku, Mônaco e Jeddah.

Mais atrás do pelotão, uma briga começava a se desenhar entre os companheiros da McLaren. Piastri, em 17º, foi para ultrapassar Norris e conseguiu consumar a ultrapassagem, mas Lando deu o troco e se adiantou na reta.

Duas voltas para a bandeira quadriculada e as posições dos pontos pouco sofreram alterações. Entretanto, mais atrás do pelotão, os competidores vinham numa intensa disputa e, mais uma vez, Oscar conseguiu ultrapassar Norris.

Bandeira quadriculada e Pérez conquistou a vitória no GP da Arábia Saudita da F1. Verstappen, após largar em 15º, terminou na segunda colocação, enquanto Alonso cruzou a linha de chegada na terceira colocação. Entretanto, uma punição promoveu Russell para terceiro. Depois, tudo foi anulado e Fernando voltou ao terceiro.

Fórmula 1 2023, GP da Arábia Saudita, corrida, resultado final:

1) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Charles Leclerc (Ferrari)
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
11) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
12) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
15) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
18) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
OUT) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)