Pela Viseira do Pietro Fittipaldi: os detalhes e segredos da pista de Sochi, na Rússia

Fala, galera do F1mania! Neste fim de semana a Fórmula 1 vai estar acelerando no circuito de Sochi, na Rússia, e hoje vim ser o guia de vocês desta pista.

O circuito de Sochi deriva das vias internas do parque que recebeu os Jogos Olímpicos de inverno de 2014. Ele é composto por duas retas, a principal e a oposta, e 18 curvas.

As curvas do circuito chamam atenção. Boa parte delas se aproximam aos 90° e o importante é se posicionar bem na curva para acertar o apex dela e ter uma boa saída, valorizando o tempo da volta.

Um ponto considerado complexo é a primeira curva, a qual exige uma freada forte. Além disso, para complicar ainda mais, Sochi é banhada pelo Mar Negro e, como quase toda região litorânea, venta bastante, o que afeta significativamente os carros de F1. No caso da freada da curva, esta se torna mais complexa, haja visto que o vento vem por trás, então para alterar a inércia do carro, a frenagem passa a ser mais brusca.

Outro ponto interessante é a curva 3. Essa é onde atua a maior força G do circuito, geralmente feita de pé embaixo, o importante é acertar o traçado para sair bem posicionado para as próximas sequências de curvas. No geral, a curva 3 exige bastante do carro e é a única com limitação dianteira.

Pela Viseira do Pietro Fittipaldi: os detalhes e segredos da pista de Sochi, na Rússia

Em relação aos pontos de ultrapassagens do circuito de Sochi, eles serão, sobretudo, a curva 2 e a curva 13, próximo à reta oposta.

O carros nesta pista precisam de alta carga aerodinâmica, principalmente nos setores 1 e 2, para fazer pé embaixo na curva 3 e carregar velocidade nas curvas 4, 5, 7, 8 e 10, ou seja, nas curvas de média velocidade. No caso do setor 3, esse é mais travado, dependendo mais de tração.

Para os pilotos com menos experiência neste traçado, será um desafio e tanto. Isso porque, você entra nas curvas freando, porém não consegue ver saída, sendo difícil, portanto, ter um ponto de referência e saber quanta velocidade você pode carregar. A experiência, entretanto, é quem proporciona as referências de cada curva ao piloto.

Será mais um final de semana de muito trabalho com a equipe Haas, onde sou o piloto reserva e de testes. Gostaria de agradecer também aos meus patrocinadores Claro, Baterias Moura e PLGG. Espero que seja mais uma etapa de grandes disputas na F1.

O “Pela Viseira” é uma série do F1Mania.net em que um time de oito pilotos (Enzo Fittipaldi, Pietro Fittipaldi, Felipe Drugovich, Cacá Bueno, Bruna Tomaselli, Felipe Giaffone, Nelsinho Piquet e Caio Collet) conta de terça, quarta e quinta-feira a sua visão das pistas, vida e carreira.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon