Pato O’Ward, atual piloto reserva da McLaren e competidor na IndyCar, demonstrou um desempenho notável durante os testes pós-temporada da F1 2023 em Abu Dhabi, onde alcançou a segunda colocação. O’Ward, que participou do primeiro treino livre no Grande Prêmio de Abu Dhabi, voltou ao volante do MCL60 no teste de pneus da Pirelli no Circuito da Yas Marina. Em sua estreia, O’Ward completou mais de uma distância de corrida, registrando um tempo impressionante de 1:24.662s, superando pilotos como Sergio Perez, Fernando Alonso, Carlos Sainz e Charles Leclerc.
O piloto expressou entusiasmo ao pilotar o carro da F1, destacando a necessidade de “comprometimento e competência” para extrair o máximo desempenho dessas “incríveis máquinas”. “Corremos hoje um pouco de tudo”, disse O’Ward à imprensa. “Fizemos mais de uma distância total de corrida, o que foi uma novidade para mim.”
O’Ward ressaltou a diferença nas características do carro com diferentes quantidades de combustível, enfatizando a importância de adaptar-se rapidamente para alcançar os melhores tempos de volta. “Esses carros são tão capazes que você precisa dessa confiança neles para extrair o tempo de volta”, observou.
O piloto também mencionou a exigência física de dirigir um carro de F1, principalmente em relação à resistência do pescoço. “O limite aqui com certeza é o pescoço, mas fiz mais de 100 voltas hoje e meu pescoço foi um campeão. Estou tão orgulhoso! Você não tem ideia do quanto trabalhei no meu pescoço nos últimos dois anos”, compartilhou O’Ward, expressando orgulho por sua preparação física intensa.
Com sua experiência prática e crescendo em confiança e habilidade, O’Ward se vê cada vez mais próximo de provar suas habilidades para as equipes de F1. “Acho que cheguei a um lugar hoje onde eu realmente podia ver, da manhã ao fim do dia e até do meu penúltimo para o meu último stint com pneus macios, os incrementos e o aprendizado que eu estava fazendo curva a curva era enorme”, refletiu.