Oscar Piastri questiona segurança dos carros da Fórmula 1

Oscar Piastri levantou preocupações sobre os efeitos a longo prazo que a atual geração de carros da Fórmula 1 pode ter no corpo dos pilotos. Suas declarações surgem após Carlos Sainz desistir do Grande Prêmio da Arábia Saudita no último fim de semana, diagnosticado com apendicite. O espanhol foi o segundo piloto da F1 nos últimos dois anos a ter essa condição, após Alexander Albon ter sido afastado do Grande Prêmio da Itália de 2022.

Embora nenhuma correlação tenha sido confirmada entre os carros atuais e o impacto que têm no corpo de um piloto, Albon insistiu que queria falar com um médico sobre o assunto para verificar se existe uma ligação. Os carros atuais são configurados para rodar o mais baixo possível do chão para gerar a máxima força descendente e são também ajustados de maneira extremamente rígida, resultando em quique e uma experiência geral desconfortável ao volante.

“Eu não tenho tanta experiência na geração anterior de carro,” disse Piastri aos meios de comunicação, incluindo o RacingNews365, quando perguntado se o quique é algo a ser considerado para os regulamentos de 2026. “Mas definitivamente era mais confortável de dirigir, um pouco mais tolerante. Honestamente, comparado ao carro de Fórmula 2, é bastante similar.”