O futuro da F1 na Alemanha: Rotação de circuitos a partir de 2026

Os circuitos de Fórmula 1 da Alemanha estão esperançosos para 2026. Atualmente, com o financiamento do automobilismo e o interesse dos fãs tendo diminuído no país, nem Hockenheim nem o Nürburgring estão nos agitados calendários anuais da F1.

No entanto, o CEO da F1, Stefano Domenicali, foi citado pela agência de notícias DPA insinuando que uma solução potencial pode estar no horizonte. “Em 2026, você verá algo interessante”, disse ele. “Estamos discutindo com organizadores na Europa para fazer algo que será anunciado em breve.”

Sem elaborar muito mais, Domenicali adicionou: “Haverá muitos grandes prêmios, especialmente na Europa, onde temos diferentes opções.”

Acredita-se que uma dessas opções possa ser um novo esquema no qual dois ou até mais eventos europeus sejam rotacionados anualmente entre slots de corrida anuais únicos.

Jorn Teske, o chefe do circuito de Hockenheim, admite que essa ideia poderia reviver o defunto Grande Prêmio da Alemanha. “Assumimos que a Fórmula 1 está geralmente interessada na Alemanha como mercado”, disse ele. “Fomos, somos e permanecemos em contato com a Fórmula 1 e estamos sempre explorando possibilidades conjuntas.”

“Consideramos muito positivamente um modelo de rotação porque se provou no passado com nossos colegas no Nürburgring.”

O porta-voz do Nürburgring, Alexander Gerhard, comentou: “O mais importante para nós é a viabilidade econômica de um evento. Estamos nos unindo com o Hockenheimring”, admitiu.

Enquanto isso, uma delegação da Coreia do Sul – incluindo o prefeito da cidade de Incheon – estava no GP do Japão no último fim de semana para conversas com Domenicali.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Yoo Jeong-bok por comparecer pessoalmente ao GP do Japão e expressar ativamente sua intenção de atrair a Fórmula 1”, disse o CEO da F1. “Viajarei para Incheon o mais rápido possível para realizar mais discussões.”