No Red Bull Ring, Leclerc e Ferrari vencem o GP da Áustria de F1

Charles Leclerc conquistou sua terceira vitória na temporada 2022 da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio da Áustria deste domingo (10). Na casa da Red Bull, o Red Bull Ring, Leclerc superou o favoritismo de Max Verstappen para reduzir a diferença na classificação de pilotos.

A Ferrari estava perto de conseguir a dobradinha com Carlos Sainz na segunda posição, no entanto, nos estágios finais da corrida, o espanhol abandonou depois que seu motor pegou fogo.

Leclerc ultrapassou Verstappen em três ocasiões durante o GP, a primeira delas na volta 12.

Verstappen fez um pit-stop logo após a ultrapassagem, enquanto Leclerc permaneceu na pista por mais algumas voltas. Depois que o monegasco fez sua primeira parada, ele mais uma vez ultrapassou o atual campeão mundial.

Verstappen trocou os pneus novamente na volta 36, enquanto Leclerc espetou até a volta 49 para seu segundo pit-stop. Com melhores pneus, Leclerc retomou a P1 de Verstappen.

Sainz então passou a atacar Verstappen, mas antes de conseguir a ultrapassagem, teve problemas no motor do seu F1-75 que resultou em um incêndio.

Lewis Hamilton conquistou seu terceiro pódio consecutivo ao cruzar a linha de chegada no terceiro lugar, à frente do seu companheiro de equipe George Russell.

Russell se envolveu em uma batida na primeira volta com Sergio Perez. O mexicano abandonou a corrida algumas voltas depois devido aos danos que sofreu no incidente. Russell foi penalizado em cinco segundos.

Esteban Ocon foi o quinto colocado, enquanto Mick Schumacher, da Haas, garantiu o melhor resultado de sua carreira na sexta posição.

Seu companheiro de equipe Kevin Magnussen conquistou bons pontos para a equipe Haas, ao receber a bandeira quadriculada em oitavo lugar, atrás da McLaren de Lando Norris.

A McLaren também teve seus dois carros entre os 10 primeiros, já que Daniel Ricciardo recebeu a bandeira quadriculada em nono.

Fernando Alonso ultrapassou Valtteri Bottas nas últimas voltas e terminou em 10º.

Nicholas Latifi protagonizou o terceiro abandono da corrida, junto com Perez e Sainz.

A corrida

Verstappen largou bem e manteve a primeira posição. Foi o mesmo com o segundo colocado Leclerc. A disputa ficou entre Russell e Sainz. Na curva 1, Russell mergulhou para dentro do espanhol, que foi para fora da pista e conseguiu retomar a posição na reta oposta.

Ainda na primeira volta, Perez tentou passar Russell por fora, mas os dois acabaram se tocando. O piloto da Red Bull rodou e foi para fora da pista, mas conseguiu levar seu RB18 até os boxes. Como resultado do incidente, Russell foi punido em cinco segundos.

Na volta 13, Leclerc colocou por dentro de Verstappen na curva 4 e levou a melhor. Pelo rádio, o piloto da Red Bull já tinha avisado que não tinha ritmo para segurar o monegasco. Uma volta depois, Verstappen foi aos boxes e trocou seus pneus médios por novos duros.

Alguns giros depois, Verstappen abriu o DRS e superou Hamilton pela terceira posição. Depois de sua parada, o holandês era o mais rápido da pista com os pneus duros.

Leclerc fez sua parada na volta 27 e voltou com pneus duros. O piloto da Ferrari retornou na terceira posição, atrás do seu companheiro de equipe Sainz, líder da corrida, e de Verstappen.

Sainz foi aos boxes no giro seguinte e retornou na quarta posição, dois segundos atrás de Hamilton, que ainda não tinha feito sua parada nos boxes.

Na volta 29, Hamilton fez sua parada para os pneus duros e retornou na sexta posição. O piloto da Mercedes perdeu posições para Stroll e Ocon. Stroll ainda precisava parar, mas Ocon já tinha realizado seu pit-stop. A Mercedes foi muito mal na parada de Hamilton, com 4,2s, e com isso Hamilton ficou imediatamente atrás dos dois.

Stroll foi para os boxes na volta 30, enquanto na pista Hamilton conseguiu ultrapassar Ocon na disputa pela quarta posição.

A briga também era boa na parte intermediária do pelotão. Schumacher, em um brilhante fim de semana, ultrapassou seu companheiro de equipe na Haas Magnussen e assumiu a P6.

Na volta 35, Leclerc ultrapassou novamente Verstappen. O ritmo da Scuderia era muito superior comparado com a Red Bull. Algo um tanto quanto inédito nesta temporada.

Verstappen fez uma nova parada algumas voltas depois e retornou atrás das Ferrari.

Na volta 40, Vettel rodou e foi para fora da pista depois de ser tocado por Gasly, no mesmo ponto que Russell e Perez se encontraram no começo da corrida. O alemão retornou ao circuito sem problemas. Gasly, que já tinha recebido uma penalidade de cinco segundos por exceder os limites da pista, recebeu mais cinco segundos de punição pelo incidente.

Na volta 58, Sainz parou na pista com seu F1-75 pegando fogo. O espanhol ficou alguns momentos dentro do carro incendiado e teve que sair com o carro em movimento. O fiscal ainda tentou calçar o carro, mas ele continuava ladeira abaixo. Apesar do susto, Sainz não teve ferimentos.

O VSC foi ativado e, como resultado, Leclerc e Verstappen foram aos boxes e colocaram pneus médios. O monegasco reclamava de um problema no acelerador, confirmado pela Ferrari.

No fim, Leclerc venceu o GP da Áustria de Fórmula 1. Verstappen e Hamilton completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente. Russell foi o quarto colocado, à frente de Ocon e Schumacher, completando os seis primeiros. Norris, Magnussen, Ricciardo e Alonso fecharam a zona de pontuação.

Confira o resultado do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1:

1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Max Verstappen (Red Bull)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
6) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
10) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
16) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
DNF) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
DNF) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull)

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon