Nico Rosberg passeia e vence de forma tranquila o GP da Europa

Sem Hamilton na sua cola, alemão faz uma prova cautelosa e vence, aumentando a liderança do campeonato.

Pra quem achava que o GP da Europa iria ser bastante acidentado, viu uma prova de certa forma até monótona e viu Nico Rosberg passear para vencer mais uma vez no ano. Sem Hamilton, que largou em décimo e chegou em quinto, o alemão ganha um respiro na liderança do campeonato.

Sebastian Vettel chegou em segundo e Sérgio Perez, depois de uma ultrapassagem sob Kimi Raikkonen na última volta chegou em terceiro. Felipe Massa não conseguiu um bom ritmo e finalizou apenas na décima colocação, enquanto Nasr conseguiu uma surpreendente décima segunda colocação.

A corrida

Na largada, Rosberg se manteve à frente, com Ricciardo e Vettel. Massa, largando por fora, acabou perdendo o ponto de frenagem e perdendo a posição para Sérgio Perez, enquanto Hulkenberg era tocado, perdendo algumas colocações, fazendo Nasr subir para décimo terceiro.

Enquanto Rosberg sumia, Hamilton iniciava sua recuperação e escalava o pelotão, chegando até quinto. Ricciardo não conseguiu se livrar das Ferraris e acabou perdendo as duas colocações, caindo pra quarto.

As primeiras paradas aconteceram perto da volta 10, Raikkonen, seguindo no vácuo, não percebeu que cruzava a linha branca de entrada do boxes, que fora determinado no briefing dos pilotos que estava proibido. O piloto finlandês tomou uma punição de cinco segundos.

Na volta 30, os primeiros eram, Rosberg, tranquilo na frente, seguido por Vettel, Raikkonen, Perez, Hamilton, Bottas, Hulkenberg e Ricciardo. Massa era o nono e Nasr o décimo quarto E a prova entraria na fase monótona, com nada de muito importante acontecia.

Nasr que teve um final de semana muito ruim, na prova estava bem, conseguindo realizar uma boa ultrapassagem em Fernando Alonso, subindo para a posição 13. O GP da Europa teve bastante ultrapassagens, porém a maioria delas eram de posiçōes intermediárias.

Alonso, com problemas, abandonava a corrida na volta 44. Hamilton teve um curioso problema com os botões no volante, ele por um momento não sabia o que fazer com eles, o que acabou perdendo tempo na aproximação de Sérgio Perez.

A duas voltas do fim, Perez se aproximou muito do Raikkonen, em busca do pódio, enquanto Verstappen ultrapassava Hulkenberg e assumia a oitava posição. Na volta final, Perez conseguiu realizar a ultrapassagem.

E Nico Rosberg cruzou a linha de chegada tranquilo na frente, aumentando a distância para Lewis Hamilton no campeonato, Sebastian Vettel cruzou em segundo, com Perez em terceiro. Massa finalizou a prova apenas em décimo, enquanto Nasr foi o décimo segundo.

Confira o resultado do GP da Europa:

1 – Nico Rosberg – Mercedes – 51 voltas
2 – Sebastian Vettel – Ferrari – +16.696s
3 – Sérgio Perez – Force India/Mercedes – +25.241s
4 – Kimi Raikkonen – Ferrari – +33.102s
5 – Lewis Hamilton – Mercedes – +56.335s
6 – Valtteri Bottas – Williams/Mercedes – +1:00.866s
7 – Daniel Ricciardo – Red Bull/Tag Heuer – +1:09.229s
8 – Max Verstappen – Red Bull/Tag Heuer – +1:10.696s
9 – Nico Hulkenberg – Force India/Mercedes – +1:17.708s
10 – Felipe Massa – Williams/Mercedes – +1:25.375s
11 – Jenson Button – McLaren/Honda – +1:44.817s
12 – Felipe Nasr – Sauber/Ferrari – +1 volta
13 – Romain Grosjean – Haas/Ferrari – +1 volta
14 – Kevin Magnussen – Renault – +1 volta
15 – Jolyon Palmer – Renault – +1 volta
16 – Esteban Gutierrez – Haas/Ferrari – +1 volta
17 – Marcus Ericsson – Sauber/Ferrari – +1 volta

Não completaram

Fernando Alonso – McLaren
Pascal Wehrlein – Manor/Mercedes
Carlos Sainz Jr. – Toro Rosso/Ferrari
Daniil Kvyat – Toro Rosso/Ferrari