Melhora de desempenho de Tsunoda preocupa a Alpine para o Mundial de Construtores

Alpine e AlphaTauri chegam ao Grande Prêmio de São Paulo de F1, marcado para este domingo (14) em Interlagos, empatados no Mundial de Construtores. Os dois times somam 106 pontos, e dividem a quinta posição, com os franceses levando vantagem por conta da vitória de Esteban Ocon no GP da Hungria. Mas, para o diretor esportivo da equipe ligada a Renault, Alan Permane, o melhor desempenho de Yuki Tsunoda nos últimos GPs é motivo de preocupação.

Para o dirigente, a disputa pelo quinto lugar entre os construtores é das mais difíceis. “A AlphaTauri tem um carro mais rápido que o nosso, simples assim”, disse Permane, em declaração ao site RaceFans. O dirigente aponta uma evolução de Tsunoda desde o GP dos Estados Unidos, quando o piloto japonês terminou em nono, e teme que, com o piloto marcando pontos junto de Pierre Gasly, o time de Faenza se torne inalcançável.

“Até Austin, parecia que eles tinham só um piloto, mas parece que o outro competidor se recompôs, e eles têm agora dois pilotos. Eles colocaram os dois no Q3 nas últimas duas semanas, então eles são uma preocupação. Uma preocupação real. Temos que continuar lutando e fazendo o que podemos”, disse Permane.

Quem compartilha a opinião do dirigente é Fernando Alonso, piloto da Alpine que vê como vantagem do time italiano as unidades de força da Honda, consideradas por ele mais velozes que as produzidas pela Renault. “Sabemos que a AlphaTauri tem se destacado em termos de desempenho em alguns GPs. Em outros, creio que a gente deu sorte por marcar pontos, e em outros, nós fomos melhores como equipe”, disse o espanhol, para a mesma publicação.

“Talvez a gente não tenha o nível de competitividade ou a velocidade dos carros da AlphaTauri, mas nós conseguimos executar melhor as corridas sem erros. Portanto, há pontos fortes nas duas equipes, e precisamos jogar com eles. Vamos ver, vai ser uma batalha acirrada até Abu Dhabi”, completou o bicampeão mundial.