Mais investimentos a caminho da Haas: uma era de Komatsu na F1

Kevin Magnussen poderá em breve se beneficiar de um aumento de investimento na equipe Haas, algo que críticos afirmam ser extremamente necessário.

Após a saída do antigo chefe da equipe, Gunther Steiner, durante o inverno, devido a um desacordo sobre investimentos com o proprietário da equipe, Gene Haas, o cenário na Haas F1 parece estar mudando.

Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, comentou à Sky Deutschland: “A estrutura lá não é voltada para o futuro e também não está olhando para o futuro. Investimentos estão pendentes, mas não estão sendo realizados porque Gene Haas tem outras ideias”, acrescentando que, atualmente, é uma “boa equipe pequena para novatos como Oliver Bearman”.

No entanto, segundo Ayao Komatsu, sucessor de Steiner como chefe de equipe, Gene Haas está, de fato, prometendo mais investimentos. “A mensagem de Gene para mim desde o primeiro dia foi cristalina”, disse o engenheiro japonês ao jornal Ekstra Bladet. “Ele disse que tem o dinheiro, está disposto a investir, mas precisamos mostrar a ele que podemos usar esse dinheiro de maneira responsável e eficiente.”

Komatsu revela que Gene Haas já prometeu financiamento para um novo ‘motorhome’ – os grandes quartéis-generais temporários que as equipes levam para as rodadas europeias. “Ele já autorizou um novo motorhome para o próximo ano”, disse Komatsu, “e não é um pequeno investimento. Estamos também recrutando ativamente – um número considerável baseado no nosso tamanho foi aprovado.”

Esses comentários sugerem que Haas estava relutante em prometer mais dinheiro durante a gestão de Steiner, que talvez não estivesse fazendo as melhores escolhas. “Gene disse para gastar o dinheiro de forma mais sábia”, comentou Komatsu, “então estou tentando fazer isso. É passo a passo. Nada acontece em um dia.”

Mas, apesar do otimismo, Komatsu adverte que mesmo com o aumento do número de pessoas, levará cerca de seis meses até que comecem. “Neste momento, estou apenas focado no que temos, em ser eficiente e desenvolver o carro da maneira certa.”