Liam Lawson permanece ‘preparado’ esperando vaga definitiva na Fórmula 1

Liam Lawson, o talentoso piloto que surpreendeu ao substituir Daniel Ricciardo na equipe AlphaTauri em cinco Grandes Prêmios no ano passado, compartilhou suas perspectivas e preparações enquanto aguarda uma oportunidade definitiva de pilotar na Fórmula 1. Em declarações recentes ao Speedcafe, Lawson expressou que está “ficando pronto” na esperança de ser contemplado com uma vaga permanente no grid.

No último ano, Lawson assumiu o volante do AlphaTauri por cinco provas, após Ricciardo, vencedor de oito GPs, sofrer uma lesão no pulso durante o GP da Holanda. Sua atuação não passou despercebida, capturando a atenção de Helmut Marko, da Red Bull, que afirmou que Lawson teria uma vaga definitiva “no mais tardar” até 2025.

Contudo, o piloto neozelandês revelou que ainda não recebeu atualizações concretas sobre seu futuro na categoria. “Honestamente, não há um cronograma definido para o meu futuro,” Lawson explicou. “Não há nada concreto sobre o que virá a seguir. Para mim, trata-se de permanecer preparado e na esperança de que alguma oportunidade surja.”

Em 2023, Lawson desempenhou um papel crucial como piloto reserva, participando do trabalho de simulador e acompanhando a equipe em todas as corridas. “Ainda me sinto como um novato,” disse ele, destacando a importância de sua preparação contínua e presença constante nos eventos da F1.

A experiência de Lawson nas corridas de 2023, especialmente sua estreia sob condições desafiadoras em Zandvoort e o destaque no GP de Singapura, onde conquistou o nono lugar – o melhor resultado da equipe até aquele momento na temporada – lhe concedeu confiança significativa. “Obviamente, isso te dá confiança em si mesmo,” refletiu Lawson. “Todo piloto, de qualquer forma, neste nível, tem autoconfiança suficiente para estar na Fórmula 1 – você precisa ter, mesmo para chegar perto.”

Ele também compartilhou sua visão transformada sobre competir na F1 após sua breve experiência. “É uma perspectiva diferente. Eu tive um pequeno gostinho disso, sim, então é uma perspectiva diferente. Definitivamente, torna a situação mais frustrante.”