Leclerc tem histórico de acidentes e má sorte no GP de Mônaco

Charles Leclerc e Mônaco é uma história de muitos capítulos e bastante complicada. No episódio mais recente dessa relação, o monegasco acertou o muro da pista de rua quando estava atrás do volante de um F1 clássico de ninguém menos que Niki Lauda, danificando a asa traseira.

Durante o final de semana do GP Histórico de Mônaco, o atual líder da classificação foi convidado para fazer uma exibição no domingo. Acontece que quando estava na terceira volta, o disco de freio dianteiro esquerdo teve um problema, o piloto perdeu o controle e acertou a Ferrari 312B3 no muro da Rascasse.

Acontece que esse não é o primeiro caso de acidente do competidor no principado. Na verdade, desde 2017, primeira vez que disputou uma prova em Mônaco, nunca conseguiu cruzar a linha de chegada.

A primeira prova que Leclerc disputou no tradicional circuito de rua foi ainda em 2017, quando disputava a Fórmula 2. Naquele ano, defendendo a Prema, o piloto teve um abandono e uma 18ª colocação na rodada dupla.

Então, em 2018, já na F1, a onda de má sorte do piloto caseiro seguiu. Naquele ano, uma falha no disco de freio esquerdo dianteiro o fez acertar a traseira de Brendon Hartley na volta 70, obrigando o abandono imediato da dupla.

Na temporada seguinte, já na Ferrari, as coisas começaram ruins já na classificação, pois uma decisão errada do time fez o competidor alinhar apenas em 16º. Na disputa, então, quando vinha escalando o pelotão foi fazer uma ultrapassagem em cima de Nico Hülkenberg, acertou o muro da curva 17. O piloto tentou continuar na prova, mas teve de abandonar pouco depois.

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a categoria não fez a tradicional parada em Mônaco, mas em 2021 já retornou. Acontece que no sábado, Charles vinha na pole-position quando se acidentou no final e causou bandeira vermelha, mas ficando com o primeiro posto do grid de largada.

Entretanto, para a corrida do domingo, mesmo com todo o trabalho feito pela Ferrari, o competidor não conseguiu ir para o grid de largada e, portanto, sequer conseguiu sair para a prova.

O GP de Mônaco da temporada 2022 da F1 acontece daqui duas semanas, no dia 29 de maio.