Leclerc começa na frente e lidera treino livre 1 do GP de Mônaco da F1

Charles Leclerc começou o final de semana do GP de Mônaco da F1 na frente. Nesta sexta-feira (27), os pilotos foram para a pista para o primeiro treino livre da etapa e o piloto da casa foi quem anotou o melhor tempo da sessão.

Durante a 1h de atividade no principado, a briga pela primeira marca ficou predominantemente entre Ferrari e Red Bull, como tem sido por toda a temporada. Entretanto, em determinado momento, a dupla da McLaren chegou a aparecer nas duas primeiras colocações.

Mas, no final, o resultado não fugiu muito do que tem sido nas últimas sessões. Na parte final do treino, após figurar diversas vezes na ponta, o competidor monegasco anotou o tempo de 1min14s531 e fechou a manhã como o mais rápido do pelotão

Quem ficou com a segunda posição da tabela de tempos foi Sergio Pérez com marca 0s039 inferior ao do ponteiro, seguido por Carlos Sainz, Max Verstappen e Lando Norris completando o rol dos cinco mais velozes em Mônaco.

Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Mônaco da F1:

O final de semana do GP de Mônaco começou oficialmente. Na manhã da sexta-feira, os pilotos foram liberados das garagens e começou o primeiro treino livre no principado, com muitos dos competidores não perdendo tempo e já saindo para a pista.

O dia na terra natal do monegasco da Ferrari estava quente e com bastante sol. O termômetro indicava 30ºC, enquanto o asfalto chegava a marcar 54ºC, mas com as condições podendo mudar drasticamente com chance de chuva para domingo.

Os tempos começam a surgir na tabela a medida que as voltas rápidas são completadas. O primeiro a aparecer na ponta é Daniel Ricciardo com 1min17s123, mas logo foi superado por Max Verstappen, que anotou 1min16s582, único em 1min16s.

Nos primeiros dez minutos de sessão, Lewis Hamilton já veio para o rádio reclamar das quicadas do W13. Nas últimas corridas, a Mercedes começou a solucionar o porpoising, mas em Mônaco o problema parece estar mais evidente.

A ordem na tabela após os primeiros minutos era Leclerc em primeiro, com Verstappen, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Lando Norris, Hamilton, Pierre Gasly, Ricciardo, Kevin Magnussen, e Fernando Alonso completando o top-10.

Na escolha de pneus para essa primeira parte da atividade, a grande parte do pelotão optou pelo composto duro. Os únicos que fogem a regra momentânea é a dupla da Ferrari, que saiu de médios.

Enquanto isso, Valtteri Bottas, que deu um quadro de sua bunda para Hamilton na quinta-feira, deu apenas uma volta, enquanto Nicholas Latifi sequer saiu para a pista para a volta de instalação.

Com 39 minutos restantes no relógio, a primeira bandeira vermelha foi necessária. O motivo foi Mick Schumacher, que parou com problemas no carro após dizer no rádio para a Haas que tinha alguma questão com, provavelmente, a caixa de câmbio.

Com o treino recomeçado, os pilotos já estavam voltando para a pista. Verstappen voltou a assumir a primeira posição com 1min15s327, 0s387 mais veloz que Leclerc, segundo colocado. O holandês já completou 16 voltas até o momento.

Na sessão, os pilotos usaram em sua grande maioria os pneus médios e duros. Alexander Albon, então, foi o primeiro a calçar os compostos macios, provavelmente se programando para voltas de ataque.

Dos atuais pilotos em atividade, apenas cinco já conseguiram vencer nas ruas de Mônaco. São eles Sebastian Vettel, Alonso e Hamilton, os três com dois triunfos cada, Ricciardo e Verstappen, cada um com uma vitória.

Agora com geande parte dos pilotos calçando os pneus médios, a ordem era, surpreendentemente, com a dupla da McLaren na frente. Norris estava em primeiro, com Ricciardo em segundo a 0s185 do companheiro.

Enquanto isso, muito trabalho no box da Alfa Romeo. Bottas, que deu apenas uma volta, teve seu carro desmontado e a parte traseira removida, já que a equipe revelou está investigando o problema no C42 do finlandês.

Dez minutos para a bandeira quadriculada, parte do grid estava nos boxes e a maioria dos pilotos estavam de pneus médios, com Vettel, Stroll, Albon e Latifi de macio, Schumacher e Esteban Ocon de duro.

A ordem na tabela de tempos era Leclerc na primeira colocação, seguido por Pérez, Sainz, Verstappen, Norris, Gasly, George Russell, Ricciardo, Vettel e Hamilton completando os dez primeiros.

Na curva Sainte Devote, tanto Verstappen quanto Pérez travaram os pneus e acabaram passando reto na agulha. Pouco depois, a Red Bull falou “nada heroico na curva, Bulls”, dando um recado claro para sua dupla.

Na bandeira quadriculada, então, quem ficou com o melhor tempo foi Leclerc, com Pérez, Sainz, Verstappen e Norris completando o top-5.

Confira a tabela de tempos do primeiro treino para o GP de Mônaco de F1:

1) Charles Leclerc (Ferrari) 1’14.531
2) Sergio Pérez (Red Bull) 1’14.570
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’14.601
4) Max Verstappen (Red Bull) 1’14.712
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’15.056
6) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’15.083
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’15.157
8) George Russell (Mercedes) 1’15.211
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’15.387
10) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’15.499
11) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’15.536
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’15.539
13) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’15.749
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’15.806
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’16.110
16) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’16.315
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’16.417
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’17.714
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’18.636
20) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon