Horner elogia autenticidade de Verstappen na f1

Red Bull valoriza liberdade de expressão de Verstappen, diz Horner

Christian Horner, chefe da equipe Red Bull, defendeu a liberdade de expressão de Max Verstappen, enfatizando que a equipe não o “restringe para apresentar uma visão de relações públicas”. Verstappen, tricampeão mundial de Fórmula 1, é conhecido por ser abertamente sincero durante as entrevistas e coletivas de imprensa, expressando suas opiniões mais verdadeiras.

Isso ficou claro durante o Grande Prêmio de Las Vegas, onde Verstappen criticou repetidamente a Fórmula 1 por focar mais no entretenimento do que no esporte e discordou da maneira como os fãs que foram retirados da pista durante o primeiro dia de treinos foram compensados.

Apesar de Verstappen raramente seguir a linha da Fórmula 1, Horner está mais do que feliz em permitir que seu piloto principal continue falando o que pensa. “Acreditamos na liberdade de escolha de nossos pilotos”, disse Horner à Autosport. “Eles não são robôs, têm opiniões. E Max, como Campeão Mundial, tem uma voz, e não o restringimos para dar uma visão de relações públicas. Ele é um jovem muito honesto e dirá como vê as coisas. E acho isso realmente refrescante.”

Horner também observou que Verstappen está mudando, pois está amadurecendo, mas a essência de quem ele é permanece a mesma. Ele é descrito como um piloto que “dirige o carro, dirige até as rodas saírem”.

Verstappen se destacou tanto dentro quanto fora das pistas em 2023, vencendo 19 das 22 corridas. Ele subiu ao topo do pódio em várias ocasiões, incluindo em Vegas, onde se referiu ao GP como “99% espetáculo, 1% evento esportivo” após a cerimônia de abertura. Ele defendeu um maior foco no que equipes, pilotos e engenheiros fazem para envolver os fãs em um nível esportivo.

A oposição de Verstappen ao lado do entretenimento da F1 não é segredo, especialmente para Horner. “Ele não gosta de todo o alarde que envolve a Fórmula 1, mas nunca gostou”, disse o chefe da equipe Red Bull. Horner descreve Verstappen como um piloto nato e realista, que, se não estiver correndo aqui, estará dirigindo um carro GT ou correndo online. Ele vive e respira corridas.

No aspecto das corridas, Horner acredita que a abordagem “paciente” de Verstappen tem sido “excelente”, tendo aprendido com campanhas anteriores. “Se você olhar para o controle que ele tem nas corridas, a forma como está lendo as corridas, a gestão dos pneus: excelente”, concluiu Horner.