A nova divisão HRC US colaborará no desenvolvimento do motor da Fórmula 1 para a Aston Martin em 2026
A divisão norte-americana da Honda, anteriormente conhecida como Honda Performance Development (HPD), foi oficialmente renomeada para HRC US (Honda Racing Corporation – Estados Unidos) e colaborará com a base japonesa da marca na produção e desenvolvimento do motor de Fórmula 1 que irá equipar a equipe Aston Martin F1 a partir de 2026. Localizada em Santa Clarita, Califórnia, a HRC US tem experiência em competições como IndyCar, IMSA, Baja Off-Road, Carros de Turismo e Fórmula Regional America, e agora contribuirá para o programa de Fórmula 1 em parceria com a equipe de Silverstone, conforme relatado por Dan Lawrence.
Um comunicado de imprensa de setembro anunciou a intenção da Honda de reestruturar o HPD como HRC US, afirmando: “com três corridas de F1 agora nos EUA, a nova HRC US estará envolvida no desenvolvimento de unidades de potência de Fórmula Um e no suporte de corrida a partir de 2026.”
A decisão da Honda de dividir a carga de trabalho entre suas operações de corrida no Japão e nos EUA significa que a Aston Martin e seu novo parceiro de motor terão que descobrir como gerenciar efetivamente os parâmetros de desenvolvimento do motor em relação ao teto de custos entre os dois locais.
As operações de corrida da Honda nos Estados Unidos possuem um portfólio diversificado e vários sucessos. Em 2023, a Honda impulsionou o campeão da série IndyCar de 2023, Alex Palou, no #10 Chip Ganassi para a glória do título, e a marca Acura, de propriedade da Honda, venceu o evento de endurance de 24 Horas de Daytona em 2023, bem como a final da temporada IMSA Petit Le Mans em Road Atlanta e outra vitória da IMSA em Mosport em julho.
David Salters, falando sobre o lançamento da HRS US, expressou entusiasmo por integrar sua filial ao programa global de corridas da Honda. “O time e eu aqui na HRC US estamos animados e honrados em embarcar nesta próxima aventura de corrida”, disse Salters.