Hill questiona tendência da F1 para circuitos estilo Fórmula E

O campeão mundial de 1996, Damon Hill, reflete sobre a mudança da F1 para circuitos urbanos, seguindo os passos da Fórmula E

Damon Hill acredita que a Fórmula 1 está se encaminhando na direção da Fórmula E com seu recente impulso para pistas de rua, após o anúncio do Grande Prêmio de Madrid. Na terça-feira, foi anunciado que, a partir de 2026, a F1 sediará o Grande Prêmio da Espanha nas ruas da capital, passando ao redor do complexo de entretenimento IFEMA, com Barcelona perdendo a corrida.

A notícia foi recebida com certo ceticismo após um aumento constante no número de circuitos de rua nos últimos anos, como Arábia Saudita, Las Vegas e Miami, enquanto circuitos permanentes populares como Hockenheim, Sepang e Istanbul Park saíram do calendário.

Em 2024, oito das 24 corridas serão disputadas em circuitos de rua, seguindo a filosofia da Fórmula E de correr em centros urbanos, com um novo E-Prix de Tóquio previsto para estrear na 10ª temporada do campeonato de corridas elétricas.

O campeão mundial de 1996, Hill, sente que a tendência recente da F1 tem sido em direção ao estilo da Fórmula E, em circuitos que ele chamou de “restritos”. Hill comentou no podcast da Sky Sports F1: “Esse tipo de movimento em direção a um circuito mais apertado e sinuoso, está indo na direção da Fórmula E, que escolheu ter suas corridas em centros urbanos e também em circuitos muito restritos.”

Espero que isso não seja uma indicação de uma concessão feita em relação ao fato de que esses carros vão ter um desempenho menor comparado ao atual. Com a corrida em Las Vegas, tivemos um Max Verstappen muito irritado falando sobre a natureza dos circuitos e o tipo de circuitos em que ele gostaria de correr.”

“O fato é que a Fórmula 1 tem que se adaptar às novas demandas impostas a ela do ponto de vista da fabricação de carros, bem como às questões ambientais impostas pelos governos, então ela é desafiada nessa direção.”

“Mas espero que seja um circuito empolgante, o mais importante é que as corridas sejam emocionantes e que os carros possam competir ali.”