GP da Inglaterra tem corrida fantástica e vê Sainz vencer pela primeira vez na F1

Carlos Sainz conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em um espetacular Grande Prêmio da Inglaterra.

Sainz largou na pole, mas a bandeira vermelha interrompeu a corrida depois de um acidente com vários carros que viu Ghanyu Zhou capotar e parar na cerca de proteção. Junto com o chinês, George Russell e Alexander Albon também abandonaram a corrida na primeira volta.

Após um atraso de uma hora, a corrida recomeçou, com Sainz mantendo a liderança, no entanto, um erro nas curvas Maggotts e Becketts deu para Max Verstappen a liderança.

Verstappen logo foi superado depois de reclamar de falta de aderência, o que acabou sendo um dano na traseira do RB18 que atrapalhou o restante de sua corrida.

No fim, Sainz venceu a corrida. Perez e Hamilton, respectivamente, completaram o pódio.

Leclerc teve que se contentar com o quarto lugar,à frente de Fernando Alonso, que cruzou a linha em quinto lugar.

Lando Norris foi sexto, depois de perder uma posição para Alonso ao trocar para os pneus macios durante o Safety Car.

O carro danificado de Verstappen serviu para o sétimo lugar, à frente de Mick Schumacher, que conquistou os primeiros pontos de sua carreira na Fórmula 1.

Foi um dia forte para a Haas, já que Kevin Magnussen também conquistou um ponto solitário em 10º, cruzando a linha atrás do carro Aston Martin de Sebastian Vettel.

Valtteri Bottas foi o outro que abandonou a corrida, pois estacionou seu carro no pit lane com um problema mecânico.

A corrida

A largada foi marcada por um forte acidente que resultou na capotagem de Guanyu Zhou. O piloto da Alfa Romeo foi tocado por George Russell e decolou, antes de aterrizar de ponta cabeça e deslizar vários segundos pelo asfalto. O carro ainda saltou na brita e parou na grade de proteção que separa os torcedores. Apesar da impressionante batida, Zhou não teve ferimentos.

Além de Russell e Zhou, Alexander Albon foi tocado por Sebastian Vettel, rodou e acertou alguns carros pelo caminho. O tailandês foi levado de helicóptero para o hospital.

Depois de uma longa interrupção para retirar os carros e os detritos da pista, a relargada viu Sainz lutar e manter a primeira posição, diferente do que acontece na primeira largada anulada. Verstappen tinha ultrapassado Sainz na primeira curva, mas como a volta não foi completada a direção de prova optou por cancelar a primeira partida.

A relargada viu uma disputa intensa pelas primeiras posições. Primeiro, Verstappen, Leclerc, Sainz e Perez dividiram a curva 3. Depois, Leclerc mergulhou por fora de Verstappen, mas não teve espaço e precisou recuar. Hamilton e Norris também disputaram posição, mas o piloto da Mercedes conseguiu prevalecer sobre seu conterrâneo da McLaren.

Algumas voltas depois, Sainz errou e Verstappen ganhou a primeira posição. A vitória parecia uma questão de tempo para o piloto da Red Bull, mas um dano no assoalho tirou as chances do líder do campeonato.

Leclerc perseguia Sainz, mas não conseguiu ultrapassar. Pelo rádio, o monegasco cobrava uma atitude da Ferrari. “Free to fight (livres para disputar)”, a equipe comunicou Leclerc. Pouco depois, Sainz foi chamado aos boxes e Leclerc assumiu a segunda posição, enquanto Hamilton liderava.

Depois das paradas para troca de pneus de Leclerc e Hamilton, o piloto da Ferrari era o líder.

Na volta 41, das 52 previstas para o GP da Inglaterra, o safety car entrou na pista para a retirada do carro de Esteban Ocon – que estava parado com problemas no seu Alpine.

Hamilton e Sainz aproveitaram o safety car e foram aos boxes para trocar or pneus macios. Assim como Perez, Alonso, Norris e Verstappen – entre os 10 primeiros.

Quando o safety car deixou a pista, Perez atacou Hamilton pela terceira posição. Na curva 6, Perez ultrapassou o piloto da Mercedes. Lá na frente, Sainz partiu para cima de Leclerc e assumiu a liderança da corrida.

A Red Bull de Perez era muito rápida e rapidamente o mexicando passou a atacar Leclerc pela segunda posição. Hamilton pressionava Perez pela P3, enquanto Sainz tinha 2,6s de vantagem para o seu companheiro de equipe.

Tirando Sainz, com boa vantagem, os três trocaram de posições várias vezes. Perez, por fora, tentou ultrapassar Leclerc, mas viu Hamilton ganhar a posição dos dois. Na curva seguinte, Perez reassumiu a P2, enquanto Hamilton e Leclerc brigavam pela P3.

Leclerc conseguiu se manter na frente depois de reassumir a posição por fora na Copse, mas Hamilton usou o DRS para retomar a posição do monegasco.

No fim, Sainz venceu sua primeira corrida na Fórmula 1. Perez e Hamilton completaram o pódio. Leclerc foi o quarto, Alonso o quinto. Norris, Verstappen, Schumacher, Vettel e Magnussen completaram, respectivamente, a zona de pontuação.

Confira o resultado do GP da Inglaterra de F1:
1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Max Verstappen (Red Bull)
8) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
13) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
OUT) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
OUT) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
OUT) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) George Russell (Mercedes)
OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon