GM não desistiu de entrar com a Andretti na F1

Apesar da rejeição inicial da FOM ao pedido de entrada da Andretti na Fórmula 1, a General Motors (GM), segue confiante na viabilidade do projeto Andretti-Cadillac e na sua futura participação na categoria.

Lembrando que, inicialmente, a Andretti parecia estar no caminho certo para integrar o grid em 2025 ou 2026, obtendo até mesmo a aprovação da FIA. Porém, a FOM acabou barrando a entrada da equipe americana, justificando a decisão com a falta de valor agregado que um 11º time traria para a categoria, já que na visão deles, a Andretti não teria potencial competitivo suficiente.

Mesmo com esse revés, a GM sinaliza otimismo em relação a uma possível entrada em 2028. Jim Campbell, vice-presidente de performance e automobilismo da gigante americana, afirmou ao Speedway Digest, que está confiante no sucesso do projeto. “Nos sentimos ótimos em relação à nossa candidatura. A FIA a estudou junto com outras propostas e nos deu um voto de confiança e aprovação”.

Campbell indicou ainda o interesse em um reencontro com a FOM para discutir a situação. “Obviamente, a FOM fez seu pronunciamento, mas solicitamos uma reunião de acompanhamento com eles para trabalharmos isso. Acreditamos que, entre Andretti e Cadillac, temos a capacidade de montar uma equipe competitiva. Não é fácil, mas ambas as organizações possuem histórico de sucesso em outras categorias do automobilismo. Dito isso, nossas equipes conjuntas continuam desenvolvendo o carro em ritmo acelerado. Então, é neste ponto que estamos”, finalizou.

A persistência da GM e a possibilidade de uma nova chance em 2028, abrem um novo capítulo na saga da Andretti-Cadillac rumo à F1. Resta saber se a união da montadora americana com a tradicional equipe conseguirá convencer a FOM a abrir as portas da categoria máxima do automobilismo mundial para uma nova equipe.