FIA ajusta regras técnicas de 2022 e coloca meta para acordo da unidade de potência de 2026

A FIA aprovou uma série de mudanças nas regras esportivas e técnicas em uma reunião do Conselho Mundial de Automobilismo hoje.

Entre as mudanças, estão a revisões nas regras na unidade de potência, permitindo que as equipes façam reparos temporários quando necessário, o que pode evitar a instalação de peças de reposição em algumas ocasiões. As equipes também poderão substituir as unidades de potência por peças de especificação mais novas em condições de parque fechado entre a qualificação e a corrida. Outra mudança nas regras foi feita após uma série de ocasiões em que as equipes quase entraram em conflito com os regulamentos de temperatura máxima do combustível. Elas agora poderão resfriar seu combustível a 20°C em corridas onde são observadas temperaturas ambientes particularmente quentes.

Dois testes de deflexão foram aplicados às asas traseiras foram alterados. Anteriormente, a ‘beam wing’ podia defletir em não mais de 5 mm quando uma carga de 60N era aplicada a ela dentro de uma área específica. Ela deve agora não defletir mais do que 3 mm quando uma carga de 150N é aplicada ao seu bordo de fuga.

O bordo de fuga do plano principal da asa traseira será submetido a uma carga de 200N para teste e agora pode defletir não mais do que 3 mm ao longo da linha em que a carga é aplicada, em vez de 2 mm verticalmente como antes.

Também foram feitas revisões nas restrições às limitações do carro durante os testes de pneus que as equipes estão realizando para a Pirelli este ano. Uma nova cláusula na regra afirma: “Nenhuma peça de teste, software de teste, alterações de componentes ou alterações de configuração serão permitidas que forneçam qualquer tipo de informação ao competidor que não esteja relacionada ao teste de pneus.

“Mudanças de acertos mecânicos, mudanças no controle do piloto, mudanças de software e componentes só são permitidas se forem necessárias para a correta avaliação dos pneus ou para completar o teste de pneus”, acrescentou. Descobriu-se que a Ferrari usou duas especificações de assoalhos diferentes, mas legais, em um teste de pneus no início do ano.

A FIA também anunciou que pretende finalizar os regulamentos das unidades de potência de 2026 antes da próxima reunião do Conselho Mundial de Automobilismo. Embora isso ocorra em fevereiro, é entendido que um acordo é esperado muito antes disso, potencialmente nas próximas semanas.