F1: Webber fala sobre início de seu conflito com Vettel na Red Bull

Enquanto Sebastian Vettel e Mark Webber tiveram um tempo aparentemente bastante amigável como companheiros de equipe na Red Bull, após a promoção de Vettel da Toro Rosso no final de 2008, seu confronto no GP da Turquia em 2010, enquanto lutavam pelo primeiro lugar, indicou que nem tudo estava bem nos bastidores da equipe.

O episódio custou a vitória da Red Bull naquela corrida, quando Vettel abandonou no local do incidente, e Webber precisou fazer reparos nos boxes. Foi o primeiro ponto crítico significativo entre o que seria um relacionamento particularmente difícil com o companheiro de equipe, até que o australiano se aposentou da F1 no final de 2013.

Falando à Sky alemã no GP de Abu Dhabi, Vettel e Webber relembraram seu tempo como companheiros de equipe na Red Bull, e falaram sobre como as tensões da época se dissiparam nos anos seguintes.

Vettel revelou como Webber o ajudou após seu primeiro teste na Fórmula 1 pela Williams em 2005, com Webber revelando que Vettel não estava fisicamente pronto para a brutalidade do carro de F1 com motor V10 usado em 2005.

O relacionamento de Vettel e Webber, se deteriorou depois de um tempo em que eram companheiros de equipe, com o australiano sendo questionado se na Turquia em 2010, foi o momento em que sua parceria azedou.

“Provavelmente até antes disso”, disse ele. “É fácil ser companheiro de equipe quando você está construindo um cenário, P5 e P6, não importa. Mas quando você começa a buscar vitórias e começa a ver um título no campeonato ser possível, há um pouco mais de tensão nos engenheiros, nos pilotos.”

“Nessa situação estamos procurando o último meio décimo, você quer ter certeza de que pode tentar. Houve uma corrida antes do incidente na Turquia no ano anterior, em 2009, houve uma situação em que Sebastian não estava feliz com minha estratégia e eu venci a corrida”, disse o australiano.

Webber provavelmente estava se referindo ao GP da Alemanha em 2009, no qual a Red Bull conseguiu uma dobradinha, com vitória de Webber, mas que custou pontos para Vettel, com seu P2 naquela corrida, enquanto o alemão lutava com Jenson Button pelo título.

“Então começou um pouco de atrito aqui e ali”, disse Webber. “Claro, então tivemos alguns contatos e, no geral, foi uma temporada desafiadora terminando em Abu Dhabi. Houve uma pressão enorme sobre a equipe, pois era a primeira vez que eles estiveram naquele cenário de disputa de título. Para nós, levamos um ao outro ao limite”, acrescentou.

“Mas fui um dos primeiros caras a parabenizá-lo quando ele conquistou o título em 2010. Fui até o quarto dele e o parabenizei. Claro, foi devastador para mim, eu estava ‘vazio’. Foi difícil, mas, no final, ele me tornou um piloto melhor porque me obrigou a ser melhor”, concluiu Webber.

 

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon