F1: Vowles afirma que Hamilton supera Schumacher em talento natural

James Vowles, chefe da equipe Williams e ex-estrategista-chefe da Mercedes em seu período de domínio na Fórmula 1 durante a era híbrida (2014-2021), causou debate ao colocar Lewis Hamilton acima de Michael Schumacher em sua lista de grandes pilotos da categoria.

Vowles trabalhou com ambos os dois heptacampeões, mas vê em Hamilton um talento natural superior e uma evolução mental que o levou a um patamar ainda mais alto. “Com Lewis, ele era, e ainda é hoje, o piloto mais naturalmente talentoso com quem trabalhei, incluindo Michael (Schumacher)”, afirmou Vowles.

Ele destacou a mudança na mentalidade de Hamilton desde sua chegada à Mercedes. “Sua mentalidade na época quando se juntou à equipe, era ‘vou vencer todas as corridas a qualquer custo’, mas se você falar com ele hoje, ele aceita que são os segundos e terceiros lugares que vencem campeonatos. Trabalhar com a equipe nos dias em que não se pode vencer a corrida dará muito mais recompensa, do que afastar todos para vencer apenas uma corrida”, afirmou Vowles.

Além do talento e da mentalidade, Vowles também revelou detalhes de sua gestão da intensa rivalidade entre Hamilton e Nico Rosberg no período de 2014 a 2016. Para evitar incidentes como o da colisão em Barcelona em 2016, ele criou um documento chamado ‘Regras de Engajamento’, definindo como os pilotos manteriam o ‘fair play’ durante a disputa pelo título. “Queríamos vencer fazendo as coisas melhor do que todos os outros. Michael foi um homem incrível, mas ainda está marcado por 1997 (batida intencional contra Jaques Villeneuve). Eu não queria ser lembrado assim, queria ser lembrado por ser dominante”, concluiu Vowles.

Essas declarações de Vowles certamente irão gerar discussões entre os fãs da F1. Hamilton ou Schumacher? Quem ocupa o trono de maior piloto da história? O debate, com argumentos sólidos de ambos os lados, promete ser acalorado.